Ciência aplicada à construção civil ajuda a preservar o meio ambiente e a recuperar áreas degradadas pelas atividades humanas
A união dos conhecimentos da engenharia e da biologia pode resultar em ganhos consideráveis para o planeta e para a construção civil. Por meio da bioengenharia é possível otimizar o aproveitamento dos recursos naturais e promover intervenções mais sustentáveis do homem na natureza, e uma das formas de fazer isso é aplicando esta ciência no estudo do solo.
O nome é autoexplicativo: a bioengenharia de solos é uma solução que contribui com a estabilização, proteção, preservação e recuperação do terreno. Na construção civil, o time de bioengenheiros é responsável por estudar o solo local e planejar a implementação de soluções naturais visando a estes propósitos. Para isso, é possível utilizar estruturas de sustentação feitas com materiais industriais ou naturais, como fibras, e, ainda, sementes e mudas que são plantadas em lugares estratégicos da obra.
Com isso, é possível proteger e recuperar margens e entornos de rios em áreas degradadas, controlar a erosão do solo e estabilizar taludes em plantas industriais, entre outros benefícios importantes para a construção civil e a indústria. Além de reduzir os custos da obra contribuindo com o planejamento eficiente e a segurança da construção, a bioengenharia de solos contribui com o ecossistema local, fomentando a biodiversidade.
A Allonda conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais de bioengenharia capacitados para implementar estas e muitas outras soluções sustentáveis pertinentes aos mais variados tipos de obras e plantas industriais.
Clique e saiba mais sobre as soluções de bioengenharia da Allonda!