A indústria de Óleo & Gás no Brasil tem um papel de importância muito grande quando o assunto é a economia nacional. Ao mesmo tempo, as novas políticas focadas na sustentabilidade e meio ambiente exigem um melhor posicionamento das empresas do setor para com o gerenciamento de resíduos.

Ou seja, a partir do momento que as empresas de Óleo & Gás passam a se preocupar com esse assunto, elas também tornam possível que se tenha uma economia mais sustentável em qualquer parte do mundo. A questão do gerenciamento de resíduos na exploração e produção de petróleo, por exemplo, gera dúvidas. E hoje você vai tirar algumas delas.

A indústria de Óleo & Gás no Brasil

Atualmente, existem vários fatores que colocam a indústria de Óleo & Gás no Brasil como destaque a nível mundial. As atividades econômicas, o crescimento demográfico e a necessidade de energia para vários usos são alguns desses motivadores.

Se por um lado, a gente tem o petróleo como grande carro chefe da indústria no país, por outro, nós temos uma tendência crescente do gás natural nos últimos anos, que foi impulsionada por outros setores, como o da Transformação.

E podemos ir ainda mais adiante se mencionarmos as últimas descobertas no país, como das jazidas da região Pré-Sal, que mudou muito a produção daqui. Assim sendo, o que temos hoje é uma indústria de Óleo & Gás no Brasil muito aquecida e diversificada.

A partir do próximo tópico, você vai entender um pouco mais da importância do gerenciamento dos resíduos nessa indústria. Só que antes disso, mesmo que você já conheça o assunto, queremos trazer uma breve explicação sobre os conceitos. Vamos lá.

Quais os resíduos do petróleo

Todas as vezes que você for ler um texto relativo a indústria de O&G, você também vai acabar esbarrando, em algum momento, na expressão “petróleo”. E é sobre isso que nós queremos falar aqui para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema.

Hoje, a indústria de Óleo & Gás no Brasil e no mundo se divide entre o mercado de petróleo e derivados, além do gás natural. Sobre o gás natural é mais fácil entender: é um nome dado para um combustível que tem origem fóssil e se forma por hidrocarbonetos leves.

O gás natural é o combustível fóssil mais limpo entre todos que são consumidos no mundo. É um gás muito versátil e é usado em várias indústrias, na área automotiva e muito mais. Recentemente, também tem sido alternativa para o uso da gasolina, etanol e óleo diesel.

Bem diferente do gás natural, a gente tem o petróleo e seus derivados. Ele é uma mistura de vários hidrocarbonetos. E para o petróleo virar derivados, ele passa por processos químicos e físicos. Assim, resulta em gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel e resíduos.

Na lista dos óleos, além do diesel, também temos os óleos lubrificantes e os óleos combustíveis.

O gerenciamento de resíduos na área de Óleo & Gás

Atualmente, o Brasil possui várias empresas de Óleo & Gás. Ou seja, não se trata apenas da Petrobras, como muita gente pensa. Entre elas, a gente pode falar da Chevron, Exxon, Total, Aramco, entre outras. 

Um assunto muito importante é a quantidade de resíduos gerados nos grandes campos de exploração e produção, que é extremamente considerável e necessita de um bom gerenciamento.

Um exemplo está nas borras de petróleo ou borras oleosas geradas desde o processamento primário do refinamento do óleo cru. Ele tem água, óleo e sólidos e entra na Classe I, isto é, de elementos perigosos, conforme a NBR 10004:2004. 

Como a Allonda atua com esse tipo de gerenciamento

Vista a importância de se falar e ter um bom gerenciamento de resíduos na indústria de Óleo & Gás no Brasil, vem o último grande tópico dessa leitura: as soluções da Allonda.

Ela é uma empresa de engenharia sustentável que atua com um planejamento operacional para tratamento e eventual descarte, em uma operação segura para que os impactos ambientais sejam mínimos. Os resíduos desta indústria podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos e tóxicos. Por isso, os procedimentos de coleta, tratamento, transporte e descarte precisam ser feitos por uma equipe especializada munida dos equipamentos adequados. Saiba mais sobre as soluções da Allonda para o tratamento dos resíduos industriais perigosos

Para isso, a Allonda usa tecnologia e inovação, o que é fundamental para tornar os processos da indústria de Óleo & Gás mais sustentáveis.. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, é possível ter uma visão mais concreta sobre a importância desse cuidado com o meio ambiente.

Newsletter Allonda

Os serviços da Allonda na indústria de Óleo & Gás no Brasil

Um mini tópico sobre a Allonda e o setor de Óleo & Gás é sobre os diferenciais da empresa. Podemos mencionar aqui ao menos três deles que são diretos para essa indústria. Veja:

Implementação de estações de tratamento – com equipes especializadas na criação de projetos para eliminar ou reduzir o volume ou concentração dos poluentes.

Recuperação de áreas degradadas – no caso de impactos ambientais negativos, cria-se projetos para recuperar e compensar os danos causados, visando o curto prazo.

Licenciamento ambiental – através da implementação de medidas e processos para que as empresas de Óleo & Gás estejam de acordo com as normas vigentes no país.

Com uma previsão de mercado tão positiva para os próximos anos, além dos investimentos que a indústria de O&G tem recebido, vale muito a pena entrar em contato com a Allonda para tirar dúvidas e solicitar mais informações sobre as soluções para esse mercado tão importante, tornando-o também menos perigoso em relação aos resíduos que produz.