BLOG

Alternativas sustentáveis para reduzir os impactos da indústria de Óleo e Gás no meio ambiente

A indústria de óleo e gás é uma das áreas-chave para a economia global, sendo a terceira maior contribuição para o PIB do Brasil. Em 2019 o Rio de Janeiro liderou a produção nacional do segmento com 71% de participação.

Como é uma indústria baseada na exploração de bacias sedimentares, as atividades do setor possuem alto potencial para causar danos ao meio ambiente, como vazamentos de produtos químicos que causam a degradação de ecossistemas marinhos e a poluição das águas.

Implementar projetos sustentáveis para redução dos impactos e prevenção de problemas na indústria de óleo e gás é parte da solução para o sucesso do setor no futuro.

Gerenciamento de resíduos: os resíduos que resultam do trabalho da indústria de óleo e gás podem ser altamente poluentes para os ecossistemas onde as atividades acontecem. O gerenciamento dos resíduos é fundamental para evitar tais danos. É preciso desenvolver um planejamento operacional para controle, coleta e manejo de resíduos, realizando a valoração e destinando aquilo que não será reaproveitado para ambientes adequados.

Implementação de estações de tratamento: as particularidades dos resíduos gerados pela indústria de óleo e gás exigem que as estações de tratamento recebam cuidados específicos, como equipe especializada no desenvolvimento de projetos para eliminar ou reduzir o volume, a toxicidade e a concentração de poluentes. Projetos de reaproveitamento dos resíduos em novos ciclos também se mostram uma alternativa importante para reduzir custos e gerar novas fontes de renda.

Recuperação de áreas degradadas: se ainda assim acontecerem acidentes ambientais é muito importante que as decisões sejam tomadas com urgência, a partir da implementação de projetos que busquem recuperar, remediar e compensar danos. Com equipe formada por especialistas de diversas áreas da engenharia, a Allonda possui experiência na elaboração de projetos de recuperação ambiental em áreas com alto grau de contaminação e em curto prazo para implantação.

Licenciamento ambiental: as indústrias de óleo e gás devem atuar em conformidade com a legislação que visa a proteção do meio ambiente e a regulação do uso de recursos naturais. Para isso, é necessário implementar medidas e processos que estejam em consonância com normas vigentes.

Tecnologia, inovação e investimento são fundamentais para que a indústria de óleo e gás possa se adequar às demandas pela proteção do meio ambiente e continue a movimentar a economia de maneira sustentável, gerando emprego e renda para o país.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp