BLOG

Como seria uma empresa com característica de ecovilas?

Sabia que viver em comunidade pode ser mais sustentável? As ecovilas seguem essa proposta. É um modo de vida que rompe com esse modelo de sociedade individualista ao qual estamos acostumados para pensar rotinas mais ligadas aos recursos naturais.

Nas ecovilas a vida acontece em comunidade e as relações interpessoais são incentivadas para que aconteçam de forma mais cooperativa e solidária. Nesses locais tudo é pensado para causar o menor impacto aos recursos naturais e aproveitando o que o ambiente oferece, sempre baseado nos conceitos de permacultura e agroecologia.

O trabalho realizado nas ecovilas e a premissa do compartilhamento lembram práticas que devem ser adotadas em qualquer ambiente onde as pessoas tenham que conviver por um longo período.

Nas empresas, alguns dos pilares presentes nas comunidades ecológicas podem ser adotados como uma maneira de melhorar o relacionamento entre as pessoas e as políticas de gestão ambiental:

Utilização de sistemas de energia renováveis: as ecovilas buscam produzir fontes alternativas de energias, no escritório, é possível investir em soluções sustentáveis para economizar energia ou em alguns casos fazer o consumo apenas de fontes renováveis;

Diversidade cultural e espiritual: o respeito à diversidade e a inclusão de cada membro da comunidade pode enriquecer o trabalho a partir de ideias e pontos de vistas diferentes e que sejam respeitados em suas particularidades, trazendo assim, melhores soluções para questões diversas;

Cooperativismo: o clima de colaboração das ecovilas é inspirador para o trabalho no escritório. Trabalhando em parceria, as atividades podem se tornar mais produtivas, ágeis e criativas;

Governança circular: a descentralização da tomada de decisões também incide na capacidade de gestão de cada membro de uma comunidade, fazendo com que se sintam parte importante e vistam a camisa.

Já pensou na aplicabilidade dos pilares das ecovilas no seu dia a dia?

Nas ecovilas, a comunicação entre as pessoas é um ponto importante de integração. Saber ouvir e aprender com o outro pode ser enriquecedor para o processo de crescimento. As empresas podem se desenvolver e crescer muito com organizações sociais como essas.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp