BLOG

O que é Indústria 4.0 e o seu impacto no mercado?

O termo Indústria 4.0 foi criado a partir de um projeto voltado para tecnologia desenvolvido pelo governo alemão. O conceito foi apresentado durante a Feira Hannover, uma das maiores do mundo com foco no setor industrial, em 2011, e só em 2013 um trabalho final sobre a Indústria 4.0 foi apresentado.

Este conceito envolve a criação de redes inteligentes que controlam toda a cadeia de valor, utilizando a tecnologia da informação para a execução de processos de manufatura, automatizando o trabalho na indústria, mas de maneira descentralizada.

Toda essa modernização do trabalho na indústria, que chega com o avanço da Internet das Coisas (IoT), dos sistemas cyber-físicos e da internet dos serviços, é conhecida como a quarta revolução industrial, que, assim como as três anteriores, está provocando mudanças no modo como as empresas se relacionam com funcionários, clientes e parceiros.

Já é quase impossível crescer e ser uma empresa competitiva sem aderir à modernização fruto desta revolução. Isso quer dizer que é necessária uma mudança de comportamento em toda a cadeia produtiva, tomando novos princípios norteadores da Indústria 4.0 como padrão.

Dados obtidos por meio de tecnologias inteligentes podem ser coletados de forma praticamente instantânea, permitindo também que decisões sejam tomadas de maneira mais rápida. Com ambientes virtualizados, é possível acompanhar todos os processos, ampliando o monitoramento sobre todo o trabalho.

Customização é palavra do momento e não é modismo. A Industria 4.0 impacta na criação de novos modelos de negócios em que as empresas adequam cada vez mais seus produtos e serviços às necessidades do cliente, colocando as informações e os dados como ferramentas essenciais para uma entrega personalizada.

Outro aspecto que sofre grande impacto é o trabalho de muitos profissionais. O uso de máquinas para realizar trabalhos repetitivos e que antes precisavam da ação direta do homem tem sido bastante discutido e agora a conversa está centrada em como esses profissionais podem evoluir para novas funções, mais analíticas, baseadas em pesquisa e desenvolvimento.

Para esses profissionais, será necessário obter uma formação multidisciplinar, que tenha olhar atento para todos os aspectos que envolvem trabalhar com robôs e dados.

A pauta do meio ambiente também é foco de atenção quando as novas tecnologias chegam. Elas são grandes aliadas na busca por soluções que viabilizem a produção industrial com menos impactos ambientais.

A Allonda oferece soluções nesse sentido, elaborando projetos que viabilizam a gestão de resíduos utilizando tecnologias que permitem monitorar os processos de separação, tratamento, destinação e valoração desses resíduos.

Com a coleta de dados em tempo real e a agilidade que isso resulta para a tomada de decisões, a indústria pode investir em processos produtivos mais sustentáveis, abrindo frente para o trabalho em novos mercados a partir do reaproveitamento dos resíduos. Unir tecnologia, criatividade e os talentos certos para crescer é passo fundamental para esse novo momento.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp