Por dentro do descomissionamento de barragem

Entenda como funciona o processo de revitalização de áreas utilizadas previamente como depósito de rejeitos

O processo de descomissionamento de barragem é uma das soluções oferecidas para a Allonda, principalmente para empresas de mineração. Este serviço é necessário quando a indústria pretende desativar a estrutura e dar início ao processo de revitalização da área. Em alguns casos, esta solução pode ser implementada em caráter emergencial, devido a risco de acidentes, mas isto não é regra.

Antes de detalhar o processo, é importante diferenciar o serviço de descomissionamento da descaracterização da barragem. Neste segundo caso, falamos de drenagem de líquidos, manutenção dos rejeitos na barragem e a caracterização da área de outra maneira, encerrando o uso como barragem e realizando o plantio de vegetação ou a construção de um parque, por exemplo.

Quando falamos do trabalho de descomissionamento, está considerado o desmanche total da estrutura, ou seja, há a drenagem e retirada dos rejeitos e posterior desmonte de toda a barragem.

Os rejeitos da mineração são normalmente compostos por grande quantidade de água e lama, e, para revitalizar a área é necessário esvaziá-la e remover todo este material. Para isso, a equipe responsável pelo descomissionamento realiza a dragagem e o transporte dos sedimentos para que eles tenham destinação correta. Muitos estudos já foram realizados a respeito da reutilização desses rejeitos para formar tijolos ou até mesmo produção de tinta. Já a água drenada deve ser tratada para descarte na natureza ou pode ser aproveitada em reuso.

Com a área “limpa”, chega o momento de desmontar os equipamentos que faziam parte da barragem para, em seguida, iniciar o processo de recuperação do solo e reflorestamento, que pode ou não incluir a correção do curso dos rios que tenham sido desviados para atender às necessidades da barragem.

Todas as etapas exigem forte acompanhamento e exigência máxima de cumprimento das medidas de segurança. Contar com equipes experientes e com conhecimento específico em engenharia para mineração é um diferencial importante em um projeto de descomissionamento de barragem.

Clique aqui e saiba mais sobre a solução de descomissionamento de barragem da Allonda.