Quais critérios usar para escolher a empresa de soluções em engenharia para sua indústria?

O setor de Óleo e Gás apresenta desafios, sobretudo, no que se refere aos impactos ambientais gerados pela produção. Esse é um dos motivos pelos quais se torna delicado escolher, de forma consciente, uma boa empresa para soluções em engenharia.

Quais critérios usar para escolher a empresa de soluções em engenharia para sua indústria

Neste conteúdo, você verá o que precisa da sua atenção no momento de optar por um fornecedor de soluções em engenharia ideal para o seu negócio. Com isso, será mais fácil fazer uma escolha assertiva, pautada no que realmente importa.

Empresa de soluções em engenharia: quais critérios utilizar na escolha?

O segmento de Óleo e Gás se desenvolve a partir de projetos e empreendimentos que visam a exploração, produção, processamento de petróleo, transporte e derivados de gás natural. 

Não se trata de uma área simplista, mas marcada por atividades complexas, que necessitam de profissionais experientes e minuciosos.

Nesse sentido, uma empresa de soluções em engenharia deve ter amplo conhecimento para atuar com qualidade e eficiência. Ela precisa estar ciente dos requisitos do setor, das normas e dos possíveis resultados que serão obtidos. 

Tudo deve ser calculado no intuito de gerar uma boa entrega, satisfatória para o cliente e com os menores impactos  ao meio ambiente.

Quais critérios usar para escolher a empresa de soluções em engenharia para sua indústria

A seguir, veja quais critérios utilizar na escolha de uma empresa de soluções em engenharia.

Experiência de mercado no setor de Óleo e Gás

Como já citado, esse mercado exige atenção em seus processos, já que as probabilidades de agravantes ambientais são potencialmente altas. Ao saber disso, é importante buscar serviços de empresas com experiência neste setor.

Uma dica é analisar os portfólios de possíveis empresas e avaliar a compatibilidade com  pontos de importância para o seu negócio. Além disso, claro, se alie a quem tem uma proposta técnica assertiva, bem desenhada e focada na resolução de problemas.

Se possível, veja os cases do negócio e observe o grau de dificuldade e qualidade referente aos projetos. Não se esqueça também de verificar se há transparência por parte da empresa e comprometimento com os prazos dos contratos.

Por último, analise se existe o entendimento acerca dos riscos possíveis gerados pela operação  e quais ações são feitas tanto para evitar danos quanto para lidar com eles, caso seja necessário.

Fale com um especialista

Preocupação ambiental

A essa altura, já deve estar claro o quão relevante é fechar a parceria com uma empresa que tenha como um de seus pilares a preocupação com sustentabilidade. 

Isso vai muito além de acompanhar as tendências sustentáveis pelas quais o mundo vem se guiando. É uma forma de preservar a humanidade através de cada atitude.

Uma opção quanto a isso é pesquisar qual é o propósito dos prestadores de serviço em mente. No que eles acreditam? Está alinhado ao que você procura? Será positivo para a sua indústria?

Nessa etapa, vale observar ainda quais são as práticas internas no quesito sustentabilidade, pois ela deve ir além das soluções oferecidas e permear todas as áreas da empresa Há a implementação de práticas ESG ou de Economia Circular? Pontue tudo e avalie todos esses itens criteriosamente.

Alinhamento com normas técnicas e certificações

Outro ponto fundamental ao escolher uma empresa de soluções em engenharia é ver se ela está alinhada com normas técnicas e certificações do setor. 

Descubra se ela possui certificações como a ISO, representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esses critérios ajudam a atrelar credibilidade à empresa, o que é valoroso.

Se desejar, avalie inclusive, se o modo como se dá a comunicação entre as partes interessadas possui clareza, já que ao prevalecer termos técnicos, pode haver certo ruído na comunicação para o andamento do projeto.

Diversidade de soluções e expertise dos profissionais

Não deixe de observar o que diz respeito à diversidade de soluções disponíveis nos serviços da empresa. Esse é o momento de você conferir as maiores necessidades da sua indústria, seja no gerenciamento de resíduos, água, energia ou emissões atmosféricas. 

Isto é, verifique o quão apta a empresa está para atender às demandas do setor de Óleo e Gás com máxima perfeição.

Além disso, tenha em mente que quanto mais capacitados forem os profissionais da equipe, maiores serão as chances de uma entrega eficaz. 

Por isso, busque saber o nível de especialização do quadro que compõe os funcionários e se há incentivos internos para o desenvolvimento deles.

E então?

Como vimos neste artigo, uma boa tomada de decisão na escolha da empresa de soluções em engenharia para a sua indústria requer cautela e pontuações criteriosas. 

Como foi discutido, é essencial que o prestador de serviços conheça bem o segmento de atuação em questão, tendo noção dos possíveis riscos e das ações para lidar com eles.

Além disso, não pode faltar alinhamento com práticas sustentáveis, normas técnicas e certificações e, claro, diversidade de soluções para o seu negócio. Com dedicação ao se atentar a esses pontos, a garantia de sucesso em seus projetos será consideravelmente maior.

Se você quer saber como a Allonda atende a todos os critérios pontuados acima, clique abaixo, entre em contato e saiba como podemos ajudar sua indústria através de soluções em engenharia com foco na sustentabilidade!

Fale com um especialista