BLOG

A importância da indústria química para economia e seus impactos ambientais

Segundo a Abquim, Associação Brasileira da Indústria Química, o setor químico faturou no último ano US$ 113,5 bilhões no Brasil. Basicamente é este segmento que transforma matérias-primas (petróleo, gás natural, ar, água, metais e minerais) em produtos como defensores agrícolas, esmalte, remédios, e assim vai, conforme aponta o gráfico abaixo.

 

Para a economia brasileira, a Indústria Química tem grande relevância, como explica Anna Carolina Raposo Camelo, engenheira e coordenadora comercial da Allonda: “Este mercado está em 3º lugar no ranking de contribuição ao PIB brasileiro. Além disso, trata-se um segmento que nos últimos 10 anos se mostra consolidado e estável. Isso ratifica a importância do setor como peça fundamental na engrenagem econômica”, afirma.

Crescimento econômico sustentável

A relevância da indústria química para a economia desperta também a preocupação com os impactos de suas atividades ao meio ambiente. “As indústrias químicas, com todos os riscos e necessidades de cumprimento e responsabilidades ambientais e operacionais, demandam ajuda de empresas especializadas. A Allonda tem um corpo de engenharia forte e completo para auxiliar as indústrias de transformação em seus processos produtivos através de soluções ambientais sustentáveis”, comenta Anna Carolina.

Para a Allonda, a gestão de todos os riscos das operações é sinônimo de Sustentabilidade, independente de qual setor as empresas façam parte, mas especialmente na indústria química esse é um ponto primordial. “Monitoramos e mitigamos os aspectos ambientais, socioeconômicos, qualidade, saúde e segurança de 100% dos nossos projetos, inclusive fomentando a melhoria contínua. Desde o momento da criação das nossas soluções até a conclusão dos nossos serviços ambientais”, enfatiza Anna Carolina ao concluir que esse é o caminho factual para o desenvolvimento econômico sustentável.

“As empresas do segmento químico investem fortemente em P&D. E como estas, a Allonda foca também em Pesquisa e Desenvolvimento. Nossa ambição é dar ao cliente uma experiência positiva, através de nossas soluções efetivas e focadas no que ele precisa. Nos preocupamos com alto desempenho sempre alinhado à sustentabilidade. Afinal somos uma empresa que tem orgulho de cuidar do meio ambiente”, conclui a engenheira.

Quer saber mais sobre a Allonda? Clique aqui.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!