BLOG

Etapas do serviço de tratamento de esgoto ajudam a preservar o meio ambiente

O tratamento de esgoto sanitário é essencial para evitar a proliferação de doenças parasitárias e infecciosas, além de ajudar na preservação do meio ambiente, já que as substâncias que se formam no esgoto contêm matéria orgânica que reduz a concentração de oxigênio na água e podem causar a morte de peixes e outros seres presentes nesse ecossistema.

Os impactos da falta de saneamento podem ser irreversíveis. No caso dos resíduos industriais e oriundos de outras atividades econômicas como o agronegócio, é ainda maior a necessidade de soluções para o tratamento do esgoto.

As estações de tratamento de efluentes (ETE) são a solução ideal para reduzir os impactos ambientais causados pela geração de esgoto sanitário. Para transformar o esgoto em água limpa, a estrutura realiza um trabalho em algumas etapas:

Primeiro o material passa pela correção das características físicas, químicas e microbiológicas da água em consideração às características do meio receptor. O passo seguinte é o processamento de lamas e seu posterior encaminhamento para destino final adequado. Por fim acontece a reutilização das águas residuais tratadas para fins compatíveis com a qualidade ou a descarga no meio receptor das águas residuais tratadas, este local normalmente um corpo d’água, como um rio.

Todo esse trabalho envolve o desenvolvimento de projeto de engenharia por especialistas que analisam o tipo de resíduo gerado, a legislação ambiental e as condições do ambiente em que a estação de tratamento será construída, viabilizando a criação de espaços seguros para descarte ou soluções para reutilização da água residual.

Com um modelo de economia circular aplicado em todos os projetos, o processo de gestão da água adotado pela Allonda passa pelo investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, para permitir não somente a adequação à legislação em tratamento de esgoto e efluentes, mas também aplicando soluções para permitir o reaproveitamento da água residual e do lodo biológico oriundo do tratamento, proporcionando assim uma nova e melhor utilidade a todos os resíduos.

A equipe responsável pelo projeto deve estar atenta às normas e determinações legais que orientam o trabalho na engenharia ambiental. Além disso, as tecnologias avançadas modernizaram a operação das estações de tratamento de esgoto, possibilitando maneiras ainda mais eficientes de reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp