BLOG

Como a Allonda agregou valor compartilhado na obra estabelecida na UHE Risoleta Neves

Em 2018, a Allonda iniciou o trabalho de recuperação da infraestrutura na Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, instalada na bacia hidrográfica do Rio Doce, no sudeste de Minas Gerais. Após o vazamento da barragem, o assoreamento da casa de força e canal de fuga deixou sua capacidade de geração de energia comprometida.

Para reverter o quadro a Allonda realizou a dragagem de sedimentos à montante (lago do reservatório) e à jusante do canal de fuga e a dragagem submersa dos acessos aos tubos de sucção, removendo manualmente os detritos.

Porém a solução, como em todos os projetos da Allonda, não se resume apenas a resolver o problema principal do cliente. O tripé da sustentabilidade foi considerado e o trabalho atendeu aos aspectos ambientais, econômicos e sociais, gerando valor para o cliente, fornecedores, poder público e comunidade impactada.

Desassoreamento do reservatório da usina: trouxe melhorias para as condições dos corpos d’água, ajudando a restabelecer as condições naturais da fauna e flora locais;

Estímulo da economia local: houve priorização de contratação de mão de obra local, assim como de fornecedores de insumos, ação que auxilia no desenvolvimento econômico local;

Restabelecimento da produção de energia: impactando diretamente na economia local de cerca de 400 mil habitantes.

Viveiro florestal: o viveiro foi criado para compensar a pegada de carbono da operação, apoiando o processo de reflorestamento de áreas degradadas promovido pelo cliente na área, além de levar educação ambiental para o município de Santa Cruz do Escalvado;

Horta da família: o projeto que proporciona segurança alimentar e fonte de renda para 12 famílias tem forte impacto social e econômico na cidade de Rio Doce.

Saúde: no auge do surto da febre amarela no estado de MG, realizamos uma ação de prevenção contra febre amarela em parceria com o cliente e secretaria da saúde local. A iniciativa envolveu a vacinação dos funcionários da Allonda e de parceiros.

Educação Ambiental: uma das maneiras que temos de nos relacionar com a comunidade local é por meio de educação ambiental nas escolas. Dessa forma, deixamos um legado de extrema relevância para a Allonda: ensinamentos sobre o cuidado com o meio ambiente. Fizemos iniciativas em escolas de dois municípios do entono de nossa obra.

O desenvolvimento sustentável passa por adotar um olhar que vai além da simples lucratividade. É preciso que todos os envolvidos sejam impactados, gerando uma cadeia de valor positiva e que estimula o crescimento regional.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp