BLOG

Como a Economia Circular está diretamente ligada ao clima?

As mudanças climáticas são uma realidade e nos últimos tempos vêm ganhando mais a atenção de governos e empresas. O uso de energia vinda de fontes renováveis como solar e eólica, além da transformação da frota de veículos, hoje centrada na queima de combustíveis fósseis, por uma que utiliza energia elétrica, ajuda a amenizar o impacto, mas somente isso não deve ser suficiente para frear essas alterações no clima do planeta.

Fala-se agora sobre Economia Circular, que pode desempenhar um papel importante para o meio ambiente. Seu propósito é mudar nossa lógica de consumo, que hoje funciona de maneira linear (extração de matéria-prima – produção – consumo – descarte), para uma circular, em que após o consumo aquele material tem uma nova função, que pode ser a reciclagem ou reuso, por exemplo. O resultado é semelhante ao adotar energia renovável, já que com maior reaproveitamento, há uma necessidade menor de novos recursos, impactando diretamente no meio ambiente.

Os três principais objetivos da Economia Circular são: eliminar resíduos e poluição, utilizar produtos e materiais renováveis e regenerar os sistemas naturais explorados. Segundo o artigo Como a Economia Circular ajuda a enfrentar as mudanças climáticas, publicado pela fundação Ellen Macarthur, quando as estratégias da Economia Circular são aplicadas aos materiais industriais cimento, aço, plástico e alumínio, pode ser possível reduzir até 40% das emissões de poluentes até 2050. E quando aplicamos as mesmas estratégias ao setor de alimentos, a redução pode chegar a 49%.

Esse novo conceito pode ajudar a melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição da água e proteger a biodiversidade. Além disso, é uma grande oportunidade de inovação que ainda vai de acordo com o avanço econômico não apenas das empresas, mas mundial. A Economia Circular está sendo considerada uma solução promissora para um futuro próspero. Entre em contato com a equipe Allonda e conheça como as nossas soluções de engenharia podem levar a Economia Circular para a sua linha de produção.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp