• English
  • Português
  • Español

BLOG

Educação ambiental como meio para alcançar a sustentabilidade

Na semana passada, a Allonda, em parceria com a Iguá Saneamento, realizou uma ação de educação ambiental no entorno de uma Estação de Tratamento (ETE), em Cuiabá. Como resultado, hoje trazemos as impressões de alguns participantes e a conclusão dessa ação tão importante na conscientização ambiental dos jovens.

Educação ambiental: o futuro da sustentabilidade

É inegável que os jovens são o futuro da sociedade. Por isso, o peso da ação realizada na escola Agenor Ferreira Leão é tão grande. Kise Jaqueline Assis, analista de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento, viu resultados positivos. “Deixamos um legado, principalmente porque estamos lidando com crianças e adolescentes”, diz. O coordenador pedagógico da escola, Fernandes C. Soares, concorda. “Tudo que vem para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em defesa do meio ambiente vem de forma positiva”, complementa.

Soares contou que, antes da ação educativa, a operação da Allonda despertou curiosidade nas crianças. Elas queriam saber o que estava sendo feito na ETE. Portanto, ele afirma que as palestras, realizadas pela Allonda, tornaram muito mais fácil o entendimento para os alunos e profissionais. Afinal, eles também são pessoas inseridas na comunidade.

Conhecimentos sobre o entorno

Além dos conhecimentos sobre sustentabilidade, as palestras foram também uma oportunidade para apresentar o trabalho da Allonda na ETE. Segundo Beatriz Mendes, analista de Sustentabilidade da Allonda, por conta da proximidade, a escola e a comunidade sofriam constantemente com o odor vindo da estação. Por isso, houve muita curiosidade quando a Allonda chegou para realizar o desassoreamento das lagoas e desaguamento do lodo.

De acordo com Beatriz, “tivemos a oportunidade de falar sobre nossa atuação e sobre o impacto positivo direto que causamos: uma redução significativa do odor no entorno. As crianças ficavam curiosas para saber o que eram as ‘bolsas pretas gigantes que viam na ETE’. Explicamos que se tratava de uma tecnologia de ponta produzida nos EUA para tratar o lodo retirado das lagoas, material responsável pelo forte odor que sentiam”.

Segundo a analista, a ação possibilitou um estreitamento no relacionamento da escola com a Iguá. Foi possível a continuação de iniciativas socioambientais, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Mudança de atitude e tomada de consciência

Toda ação educativa socioambiental faz parte de um processo que busca a mudança social em prol do meio ambiente. “A questão da sustentabilidade precisa ser inserida na sociedade para que se mude a forma de pensar, nossos costumes, valores e ações do cotidiano”, afirmou Tiago de Conto, Coordenador de Operações da Allonda.

Dessa forma, ele tem uma visão bastante otimista para o futuro. “A ação de educação ambiental realizada na escola, com centenas de jovens, é como semear em solo fértil para que cresça uma sociedade mais ‘verde’”, complementa.

Assim, Gustavo Caldeira, Supervisor de Campo da Allonda, vai levar a experiência para a vida: “Foi uma experiência inesquecível implantar os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), transformando jovens em pequenos cidadãos multiplicadores. Esses jovens saem com conhecimento e estimulados a multiplicá-los, com orgulho em cuidar do meio ambiente”.

 

Educação ambiental interna

E não é apenas na comunidade do entorno dos projetos realizados pela Allonda que ações como essa são feitas. Além das palestras na escola, também realizamos, junto à Iguá Saneamento, os chamados Diálogos Diários de Segurança (DDS). Nele, conversamos com funcionários da Allonda, da Iguá e das demais empresas atuantes no projeto da ETE de Cuiabá. Os temas envolveram sustentabilidade e consumo consciente.

Os DDS já fazem parte de todo projeto da Allonda e são um importante passo para garantir a sustentabilidade, a saúde e a segurança em toda atividade realizada por nós. Dessa forma, essa receita tem dado tão certo que no último ano a taxa de acidentes da Allonda foi zero!

Para a Allonda, a gestão dos riscos sociais, ambientais e econômicos das nossas operações é sinônimo de Sustentabilidade. De forma transparente, envolvemos os nossos stakeholders na execução de nossas atividades, bem como nas ações socioambientais que articulamos. Todas essas ações são exemplos práticos da aplicação desses valores em nosso cotidiano.

Clique aqui e saiba mais sobre nossas iniciativas!

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp