BLOG

O que é e qual é a importância da química verde?

O termo química verde surgiu nos Estados Unidos após a criação da lei nacional de prevenção à poluição. John Warner e Paul Anastas, membros da agência ambiental norte-americana (Environmental Protection Agency) definiram como: “desenvolvimento de produtos químicos e processos que buscam a redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias perigosas”.

Com o objetivo de reduzir a poluição ambiental, a química verde abrange também a redução do consumo de energia, redução de dejetos, toxicidade, do uso de fontes não-renováveis e de matéria-prima.

Para se encaixar ao conceito de química verde, as empresas podem adotar soluções ambientais que transformem seus processos de produção em modelos mais sustentáveis, que contribuam com a redução da produção de resíduos e gerem economia sustentável.

Economia circular

O modelo de Economia Circular propõe o reaproveitamento sistemático de tudo no mesmo ou em novos ciclos, reduzindo consideravelmente a quantidade de resíduos gerada e seu descarte no meio ambiente. No âmbito da química verde, pode contribuir com a redução do uso de matéria-prima e de fontes não-renováveis.

Fertilizantes

A busca das empresas pelo uso de formas de energia renováveis tem estimulado a criação de soluções como o desenvolvimento de fertilizantes a partir do uso de efluentes gerados em processos de produção industriais. Gerando energia renovável e fontes rentáveis para os negócios.

Valoração de resíduos

A partir de um estudo detalhado e de análises de materiais, a Allonda utiliza tecnologia de ponta para auxiliar no tratamento de resíduos, recolocando-os em novos ciclos de produção. A valoração de resíduos consiste na implementação de novas formas de lidar com as sobras geradas durante os processos de produção. Elas comumente são descartadas em aterros, mas neste caso, são transformadas em novos produtos ou insumos que podem ser reaproveitados em novos ciclos produtivos ou até comercializados, abrindo novas linhas de negócio para as empresas.

Gestão de tratamento de água

A água é fundamental em processos industriais, o uso racionalizado e a implementação de alternativas para a economia dos recursos hídricos também estão alinhados com os objetivos da química verde. Estações de Tratamento de Água podem beneficiar o processo industrial, oferecendo possibilidades de reutilização da água em outras atividades e reduzindo custos.

O monitoramento constante das atividades, a prevenção de acidentes químicos e a escolha por materiais menos nocivos ao meio ambiente são princípios previstos pela química verde e que podem ser implementados pela indústria com um trabalho direcionado de gestão ambiental.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp