BLOG

O que é Lowsumerism?

Você já parou para observar seus hábitos de consumo? Já reparou como alguns deles podem ser desnecessários e causar impacto negativo na sua saúde emocional e no meio ambiente?

O Lowsumerism ganhou destaque com o documentário The Rise of Lowsumerism (O Aumento do Lowsumerism), produzido pela agência Box 1824, que realizou uma pesquisa sobre comportamento de consumo. O filme levanta questões sobre a necessidade humana atual de consumir desenfreadamente, sem refletir os motivos e impactos desse tipo de comportamento.

Ainda de acordo com o documentário, comportamento compulsivos, ansiedade e depressão também são resultados do desenvolvimento de uma sociedade com hábitos voltados para o consumo intenso.

As questões que envolvem a preservação do meio ambiente também estão diretamente relacionadas aos hábitos de consumo da população. Uma pesquisa da empresa de consultoria, Euromonitor, informou que 20% se consideram ecofriendly, mas poucos consomem produtos fabricados por marcas que cumprem modelos de negócios sustentáveis por conta dos altos preços dos produtos.

As empresas, em especial a indústria, que emitem poluentes em grandes quantidades, precisam investir em soluções ambientais que reduzam impactos à natureza. Isso significa que elas podem aderir modelos econômicos baseados na sustentabilidade, seguindo protocolos internacionais em que se comprometem a adotar processos produtivos conscientes.

Tais atitudes refletem também na reputação das marcas, no modo como elas são vistas pelos consumidores e por futuros clientes e parceiros. É fundamental pensar novas formas de trabalhar o consumo e também de produção visando um futuro sustentável para todos.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!


WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp