BLOG

Por que a engenharia ambiental é uma das profissões mais promissoras do futuro?

Segundo a matéria ‘As profissões que mais vão crescer até 2023’ publicada pela revista época, a profissão de Engenheiro Ambiental integra o ranking do mercado de trabalho e profissões mais dinâmicas da indústria nos próximos anos, produzido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Isso porque a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é um compromisso praticamente obrigatório para todas as instituições e para a população. As mudanças climáticas são preocupantes e as medidas para reverter ou remediar esse quadro são urgentes.

Empresas e poder público já estão trabalhando na implantação de soluções sustentáveis e sabem os benefícios de acompanhar a agenda ambiental não somente para sua imagem, mas principalmente para o futuro do seu negócio.

É nesse cenário que o futuro da engenharia ambiental se torna promissor, com a criação e o desenvolvimento de tecnologias e técnicas que integram as necessidades da sociedade, da economia e do meio ambiente na pauta do desenvolvimento sustentável.

O campo de atuação na área de engenharia ambiental é muito amplo, por possibilitar o trabalho na área acadêmica, com a elaboração de estudos e pesquisas que ajudam o setor a avançar; em empresas privadas, colocando a gestão ambiental como política organizacional; e na área pública, auxiliando na fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas ao uso de recursos naturais e emissão de poluentes. Além disso, é possível desenvolver projetos para diversos segmentos.

Na Allonda, por exemplo, a oferta de soluções tem como premissa sempre o conceito de Economia Circular. Para ter sucesso, é preciso contar com profissionais qualificados que saibam como garantir a correta utilização e reutilização da água, a gestão e reaproveitamento de resíduos industriais, entre outras necessidades. Além disso, há ainda uma área de Pesquisa & Desenvolvimento, que permite agilidade e precisão na realização de estudos e testes e ainda facilita a adoção de iniciativas inovadoras.

Dizer que a engenharia ambiental é umas das profissões mais promissoras do futuro é estar de acordo com a necessidade que o mundo todo vive de gerir de maneira inteligente os recursos naturais.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp