BLOG

Quais são os órgãos que se relacionam com uma empresa de engenharia ambiental?

Os cuidados com meio ambiente são cada vez mais rigorosos. No final de julho, as revistas Nature e Nature Geoscience publicaram um estudo apontando que as temperaturas no verão europeu são as mais altas em 2 mil anos.

Novos dados divulgados pelo Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) mostram que o desmatamento na Amazônia cresceu 278% em julho de 2019, com relação ao mesmo mês do ano passado.

Esses dados alertam autoridades públicas sobre a necessidade de preservar cada vez mais o meio ambiente, ao mesmo tempo que atividades econômicas não podem parar e, em muitos casos, seu trabalho gera emissão de poluentes e desmata áreas que deveriam ser preservadas.

Para isso, os órgãos fiscalizadores estabelecem normas e leis que estabelecem o equilíbrio entre o uso dos recursos naturais para o desenvolvimento das atividades industriais. Como a Lei nº 6.938/81, que estabelece as diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente.

As empresas de engenharia ambiental, trabalham de acordo com essas normas, auxilia clientes no cumprimento da legislação. Mantendo uma relação próxima e constante com os principais órgãos responsáveis pela gestão do meio ambiente no país. Veja quais são eles:

  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): o IBAMA tem poder de polícia ambiental. O órgão autoriza, fiscaliza e monitora atividades o uso dos recursos naturais em diversas atividades.
  • Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): responsável por estabelecer, mediante propostas do IBAMA normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras.
  • Órgãos regionais: além das instituições citadas anteriormente, que atuam em esfera federal, existem os órgãos ligados aos governos estaduais, que fiscalizam e orientam a atuação das empresas na sua região.

Quando uma empresa de qualquer segmento não segue as orientações desses órgãos, elas estão sujeitas a receber penalidades que podem ser multas, reversão dos danos causados ao meio ambiente e até a paralisação das atividades. Por isso é muito importante receber a assessoria de uma empresa de engenharia ambiental, ela está habilitada para orientar sobre a maneira correta de lidar com os recursos naturais, melhorar processos produtivos industriais, oferecendo soluções sustentáveis.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp