BLOG

Qual é a importância da engenharia ambiental para o mundo?

O impacto das ações humanas no meio ambiente tem causado cada vez mais danos, diminuindo a qualidade do ar, poluindo os rios e a atmosfera. Conforme a humanidade cresce, aumentam também o consumo, bem como as atividades econômicas, sobretudo as industriais.

As consequências de todas essas atividades são constantemente divulgadas por cientistas que falam sobre o avanço do aquecimento global e a escassez dos recursos naturais no mundo inteiro.

A engenharia ambiental tem papel fundamental na reversão desse quadro, ajudando a propor soluções de controle da poluição, desenvolvendo novas tecnologias para que as esferas pública e privada possam contribuir na luta pela vida do planeta.

Das iniciativas empreendidas pela engenharia ambiental para contribuir com uma economia mais sustentável, conheça algumas que fazem a diferença:

Reflorestamento: essa atividade está prevista no Código Florestal Brasileiro e tem como objetivo produzir recursos naturais ou recuperar o meio ambiente através da restauração da forma ou função vegetal;

Plano de manejo: elaborado para orientar a exploração sustentável dos recursos naturais para fins comerciais. Prevendo estratégias que minimizam danos e compensam a exploração de determinadas áreas;

Auditoria ambiental: existem diversos tipos de auditorias que certificam se as empresas estão cumprindo com a legislação ambiental vigente. Nesse sentido, a engenharia ambiental auxilia as empresas no processo de adequação às leis;

Pegada de carbono: essa metodologia é utilizada para medir a quantidade de gases do efeito estufa, já que parte do dióxido de carbono é absorvido pelas florestas e oceanos. Neste sentido, a engenharia ambiental contribui para minimizar os impactos, oferecendo soluções para a geração de energia renovável.

A engenharia ambiental busca estabelecer o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, oferecendo soluções que garantam um futuro sustentável para a população.

Pensar em crescimento e desenvolvimento sem pensar nas questões ambientais não é uma opção. Deve ser prerrogativa para a elaboração de qualquer projeto e a engenharia ambiental está preparada para pensar o futuro mais consciente.

Artigos Relacionados

Acompanhe notícias e tendências do mercado ambiental

Veja mais

Assine nossa newsletter para receber novidades da Allonda!



WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp