Tecnologia pode ser aliada na otimização de processos e redução de custos operacionais na indústria!

Que a tecnologia transforma o mundo não é novidade para ninguém! Agora, se para algumas indústrias ela já faz parte das ações mais rotineiras, para outras, ainda há um caminho de avanços a ser percorrido, capaz, inclusive na cooperação para a redução de custos operacionais.

A automação, por exemplo, se intensificou nos últimos anos, facilitando os processos, direcionando as instituições a centralizarem seu tempo em estratégia e auxiliando nas atividades dos profissionais que lidam diretamente com máquinas.

Assim, quem atua constantemente para inserir medidas de inovação na indústria, está certamente passos à frente de quem ainda prefere negligenciar os múltiplos benefícios de sua adesão.

Nesse sentido, a mentalidade de crescimento não é aquela que pensa estar gastando com novos equipamentos e ferramentas, mas a que entende o valor de tais investimentos para a expansão do negócio. Ou seja, os lucros podem ser exponenciais quando a gestão é feita de forma inteligente.

Neste conteúdo, você verá como a tecnologia pode ser aliada na otimização de processos e redução de custos operacionais na indústria!

Redução de custos operacionais através da tecnologia: como isso é possível?

Uma coisa é fato: toda indústria deseja economizar, seja matéria-prima, insumos, energia, água, tempo, enfim, reduzir custos a partir de melhorias nos processos. Porém, esse ainda é um dos grandes desafios até mesmo dos mais experientes gestores, afinal, a redução de custos operacionais, especificamente, está ligada não apenas a um, mas a vários fatores que precisam ser trabalhados.

O primeiro passo é ter clareza sobre o seu cenário atual e o que se almeja obter ao tomar determinadas atitudes. Assim será mais fácil saber quais são as aquisições mais importantes, no orçamento, a serem feitas em tecnologia.

A seguir, veja alguns pontos a serem considerados!

Otimização das atividades

Otimizar as atividades através da tecnologia é mais que uma realidade! Isso porque, com a inserção de certas ferramentas e equipamentos, é possível agilizar as demandas com máxima eficiência, colaborando, inclusive, para a adequação dos prazos a serem cumpridos.

Outra vantagem é eliminar tarefas desnecessárias, que não rendem tanto quanto poderiam render, mas que, se feitas de forma automatizada, acrescentam em termos de produtividade. Essa é uma ação de simples implantação e que pode ter grande impacto nos custos operacionais.

Assim, vale pensar: será que essa tarefa precisa mesmo ser realizada por uma pessoa ou é mais vantajoso pôr tal operação nas mãos de uma máquina?

Processos bem estruturados 

Outra vantagem de se aliar à tecnologia está na melhor estruturação de processos, que pode ganhar fôlego por meio de plataformas para controle de estoque, fluxo de caixa, gerenciamento de processos e análise de eventuais falhas.

Talvez hoje você não seja capaz de identificar problemas que geram entraves no seu negócio, impactando, assim, a evolução almejada. Entretanto, com a inserção da tecnologia, é totalmente viável descobrir essas falhas, o que está sendo feito em bom tempo e o que pode ser executado de maneira mais rápida e até econômica.

No fim, haverá muito mais entendimento no que tange ao seu empreendimento, de modo a ser mais simples voltar a atenção para a implementação de novos caminhos para subir de nível e ampliar a competitividade de mercado.

Aumento do ciclo de vida dos equipamentos industriais 

Aumentar o ciclo de vida dos equipamentos industriais é outro benefício que se conecta com a redução de custos operacionais. Pode ser que atualmente a sua indústria tenha que lidar com um elevado número de manutenções ou compra para a substituição de equipamentos com problemas.

Isso obviamente não é o cenário ideal e o motivo pode não ser o mau uso, mas sim a falta de manutenção preditiva, responsável por monitorar o estado dos equipamentos.

Deste modo, com o apoio de inteligência artificial, a manutenção preditiva pode ser otimizada, com mais precisão e foco na armazenagem de dados, antecipando quebras e contribuindo para o andamento das operações.

Sustentabilidade e tecnologia: dois agentes que se conectam

Em diversos setores, como ocorre na indústria de papel e celulose, mas não somente, a sustentabilidade e tecnologia são dois agentes que se conectam de forma relevante. Uma das maiores preocupações, nesse sentido, se direciona ao equilíbrio entre o que é extraído e a preservação das reservas naturais.

É fundamental refletir então o papel da tecnologia no que se encaminha a minimizar os impactos advindos de processos com o meio ambiente. 

Com a ajuda da automação, é possível, por exemplo, obter relatórios para monitorar as atividades industriais altamente geradoras de danos, além de registrar o consumo de energia utilizada na produção, o consumo de energia total e o nível de resíduos, tanto a proporção total, quanto o que pode ser reciclado.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a redução de custos operacionais pode ser facilitada através da tecnologia, visando otimizar a atuação da indústria, desde as atividades mais simples quanto as mais complexas. 

O primeiro passo a ser dado é ter clareza sobre o seu cenário atual e o que se almeja obter ao tomar determinadas atitudes e investir em novos recursos para o seu negócio.

Para ler mais artigos como esse, se inscreva gratuitamente em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o mercado de engenharia e sustentabilidade direto no seu e-mail!

Newsletter Allonda