Desafio
Variações na qualidade da água bruta, principalmente alto índice de turbidez devido às chuvas, impactando o processo de tratamento e fornecimento de água potável para aproximadamente 577.000 habitantes.
Solução
Melhoria da estação de tratamento de água – ETA V – com a mudança do sistema de tratamento da filtração direta/flotação para sistema convencional. Há ainda o acréscimo de unidades de floculação e decantação para resistir às variações na qualidade da água bruta, principalmente alto índice de turbidez devido às chuvas.
Além disso, elaboração de projetos básicos para atendimento ao Sistema de Abastecimento de Água de Jacaraípe (SAA Jacaraípe), tratamento e análise de qualidade da água de dois poços por meio de aplicação de pastilhas de cloro e a operação da estação de lodos ativados para tratar o efluente de um dos prédios administrativos; e a operação de estrutura de tratamento que utiliza sistemas biológicos, em que a microbiota que se desenvolve naturalmente no leito é a principal responsável pela degradação da matéria orgânica presente nos esgotos, para tratar o efluente industrial oriundo de um galpão de manutenções de equipamentos.
Valor agregado
- Melhoria do sistema de abastecimento de água da região metropolitana de Vitória (ES)
- Implantação de horta vertical, composteira e benfeitorias (pequenas reformas) em uma casa de repouso para idosos da região
- Resíduos (aço) gerados nas atividades de armação dos tanques serão vendidos e parte do valor será destinado para a casa de repouso do entorno
- Utilização de tecnologia para mitigar impactos
Dimensões
- Capacidade de tratamento mantida em 1,8 m³/s na 1ª etapa
- Implantação de 6 linhas de floculação e 4 unidades de decantação
- Implantação de metade das Unidades de Tratamento de Resíduos
Ano: 2021
Estado: Espírito Santo
Soluções: Água