Desafio
Assoreamento das bacias de tratamento de efluentes do processo de refinaria que produz bauxita.
Solução
Dragagem e limpeza de bacia e do canal intermediário entre duas bacias e desidratação do lodo. Utilizando dragas elétricas não tripuladas e draga CSD de recalque com bombeamento para sistema de Geotube.
Valor agregado
- A utilização de dragas elétricas não tripuladas e draga CSD de recalque com bombeamento para geossintético permitiu ao cliente manter as bacias em operação durante o processo, que antes era realizado de forma destrutiva, com equipamentos mecânicos tipo escavadeira;
- O tratamento em geossintéticos deixa a água com menor teor de sólidos na entrada do sistema de tratamento. Isso incrementa a produção e diminui gastos com a manutenção da estação;
- Do mesmo modo, o desassoreamento das bacias de sedimentação possibilita maior tempo de detenção das partículas (clareamento da água), aliviando o sistema de tratamento.
Dimensões
- Mais de 32.000 m³ de resíduo desaguado até dez/19;
- Equipe com 12 profissionais dedicados;
- Material composto basicamente por lama fina vermelha e bauxita.
Ano: 2018-19
Estado: Pará
Soluções: Resíduos