Desafio
Poluição do córrego Ferro-Carvão por rejeito após rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Necessidade de rápida interrupção da progressão do rejeito, bem como tratamento para a vazão e turbidez da água voltarem aos padrões exigidos pelo Conama.
Solução
Projeto de engenharia, construção e operação da ETAF – estação de tratamento de água fluvial – para tratar a água contaminada, com destinação dos sólidos para geossintéticos. Toda a água utilizada nos processos de tratamento vem da própria estação de tratamento, evitando o uso de água bruta do município, fechando o ciclo da água.
Valor agregado
- Apenas 45 dias até a implantação da ETAF
- Projeto de engenharia, operação, controle, licenciamento e gestão
- Produtos químicos utilizados sem características de ecotoxicidade
- Atendimento às normas do Conama
- Estação de tratamento de água fluvial para os materiais captados
- Devolução de água limpa para o rio e destinação correta para os sedimentos em Geotubes
Dimensões
- Parâmetros de água classe 2;
- Valores abaixo de 100 NTU;
- Retenção média de sólidos de 24 m³/h;
- Vazão máxima de tratamento de 2.000 m³/h;
- Taxa de sedimentação de sólidos: 3%;
- Uma vez por dia análise do teor de sólido da água bruta e tratada;
- Análises realizadas a cada hora para medir: pH da água bruta e tratada; turbidez da água bruta e tratada e sólidos sedimentáveis na água bruta e tratada.
Ano: 2019
Estado: Minas Gerais
Soluções: Água