Monitoramento ambiental

Mais do que desenvolver e implementar projetos sustentáveis, a Allonda entende a importância da preservação dos recursos naturais e da redução dos impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente. Este é o objetivo da solução de monitoramento ambiental da Allonda: acompanhar as condições dos recursos naturais em uma determinada área – seja de atuação industrial ou do entorno.

O monitoramento ambiental é feito por meio de uma série de medições, realizadas por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e experiente para coletar dados e fazer um diagnóstico preciso em tempo real das condições dos recursos naturais. É uma solução modular e customizável, que pode incluir parâmetros como qualidade da água e do ar, avanço ou declínio da contaminação por poluentes, desmatamento, descarte de resíduos no natureza, risco de extinção de espécies da fauna e/ou as flora, entre outros aspectos.

A partir das informações coletadas ao longo do processo de monitoramento ambiental é possível prever eventuais problemas e antecipá-los, desenvolvendo e implementando soluções com base em dados concretos. Este trabalho leva em conta indicadores que vão além das condições da natureza e incluem parâmetros socioeconômicos, fundamentais para a obtenção de um diagnóstico completo.

Existem dois tipos de monitoramento ambiental: de microescala, realizado em espaços menores, como fábricas, rios, lagos e áreas urbanas, ou de macroescala, que cobre áreas mais amplas, como zonas inteiras de preservação e oceanos. No segundo caso, o trabalho é feito de forma diluída, em diversos pontos da área monitorada, para que seja possível estabelecer bases de comparação.