Quem somos

Governança, Riscos e Compliance

A Governança Corporativa da Allonda é baseada em um sólido Sistema de Gestão Integrado (SGI) devidamente certificado pela DNV Group. Para nós a gestão dos riscos das nossas operações – sejam eles sociais, ambientais, econômicos, e de saúde e segurança – é sinônimo de Sustentabilidade. Por isso, de forma transparente envolvemos nossos stakeholders na execução de nossas atividades, bem como nas ações de cunho socioambiental que articulamos dentro dos nossos Programas de Sustentabilidade.

Há anos a Allonda investe em seu Sistema de Gestão Integrado abordando Qualidade, Saúde e Segurança, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Anticorrupção. Somos comprometidos com as nossas certificações ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001 e aplicamos diretrizes mundialmente reconhecidas em todos os nossos processos identificados, considerando a abordagem “Order-to-Cash”. A direção da Allonda atribuiu a função de Compliance Officer ao seu consultor de SGI para que, em conjunto com o Presidente do Conselho da Administração, receba de forma independente eventuais demandas ou denúncias por qualquer parte afetada.

 

 

Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001 | Certificação

O Planejamento Estratégico 2018-2022 da Allonda é monitorado através da ferramenta BSC (Balanced Scorecard) em que há o desdobramento de indicadores de gestão em todos os níveis da organização, dos quais através de Programas de Gestão são estabelecidas ações para, assim, atendermos os resultados esperados.

Nosso negócio, processos e as operações possuem acompanhamento contínuo dos riscos e oportunidades. Dessa forma, ambos são tratados com recorrência e a qualidade dos contratos é garantida. Além disso, todas as obras possuem o que chamamos de “Manual do Contrato” em que há o detalhamento dos métodos da Allonda que são aplicados àquelas operações, tais como procedimentos, formulários e instruções operacionais.

Durante as operações os clientes da Allonda recebem uma Pesquisa de Satisfação, cuja aplicação varia conforme o tempo de duração de cada contrato, da qual são avaliados itens como a qualidade do serviço, atendimento de prazos, planejado x realizado, etc. Ademais, no encerramento do contrato também aplicamos uma Pesquisa de Pós-Venda que fornece para a Allonda uma visão global sobre a performance daquela operação na visão do cliente.

 

 

 

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – ISO 45001 (OHSAS 18001) | Certificação

A Saúde e Segurança dos nossos profissionais e parceiros é pauta constante. A elaboração do Plano de Saúde e Segurança do Trabalho determina todas as diretrizes e controles necessários para uma operação segura, incluindo a identificação de riscos, a implantação dos controles, monitoramentos do ambiente e das atividades por inspeções e auditorias, sempre em total integralidade com as exigências e documentações dos clientes.

Além do mapeamento e acompanhamento dos perigos e riscos de todas as atividades, principalmente as consideradas perigosas, diariamente em nossas obras há o DDS – Diálogo Diário de Saúde e Segurança, em que temas de conscientização e regras são reforçadas com toda equipe de campo. Receita que tem dado certo, já que temos uma taxa de acidentes acumulada e de gravidade extremamente baixa dado o setor que atuamos.

 

 

 

Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001 | Certificação

Atender, prevenir e melhorar. Estes verbos exemplificam os objetivos do sistema de gestão ambiental da Allonda. O atendimento aos requisitos legais, e outros específicos em que atuamos, é fundamental para que a sociedade e os órgãos licenciadores estejam cientes que operamos dentro de parâmetros que respeitam o meio ambiente.

O desempenho ambiental está voltado na melhoria alcançada de nossos controles, objetivos e metas estabelecidos através de indicadores e planos de ação em relação aos principais e potenciais danos que podemos causar. Aspectos como consumo de recursos naturais e descarte de resíduos perigosos são, pela sua importância, os principais pontos onde aplicamos melhorias.

Mesmo nossa operação trazendo na maioria das vezes um benefício para o meio ambiente, existem impactos que devem ser identificados, eliminados ou minimizados para que a prevenção seja alcançada, isso inclui desde como os serviços são projetados, mobilizados e desmobilizados, garantindo que os impactos ambientais considerem todo ciclo de vida de nossos serviços e produtos, sempre com uma visão de economia circular. O orgulho em cuidar do meio ambiente começa pelas nossas próprias operações.

 

 

 

Sistema de Gestão de Responsabilidade Social – SA 8000 | Em busca de certificação

A intenção da SA 8000 é ser uma norma com base nas Declarações de Direitos Humanos da ONU, na OIT e outros direitos humanos internacionais, em normas trabalhistas e em leis trabalhistas nacionais, que capacite e proteja todo o pessoal (empregados e terceiros) dentro do escopo de controle e influência de uma organização que forneça produtos ou serviços. A Allonda elaborou um diagnóstico de aderência aos requisitos de responsabilidade social e está em um grau avançado para seu total cumprimento, que inclui também nossos fornecedores e prestadores de serviços. Nosso objetivo é obter futura certificação neste sistema.

Sistema de Gestão Antissuborno – ISO 37001 | Em busca de certificação

A Norma especifica a implementação de políticas, procedimentos e controles que possibilitam o gerenciamento dos riscos, evitando ou mitigando os danos de envolvimento criminoso e promove a confiança e melhora na reputação da Organização. Um sistema de gestão antissuborno é um componente do compliance corporativo. Na Allonda, todos os processos sensíveis foram mapeados, os riscos identificados e os controles estão em implantação para futura certificação.

 

 

ISO 19.600 – Sistema de Gestão de Compliance | Diretrizes

A implementação de um programa, baseado nos valores empresariais de ética e de conformidade, quando adequada aos riscos das empresas, auxilia a manutenção da integridade dos processos e a evitar ou minimizar potenciais riscos de corrupção, fraude de má conduta, descumprimento legal, àqueles assumidos contratualmente, entre outras mazelas.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em sua Convenção sobre o Combate da Corrupção, em vigor desde 1999, onde o Brasil é um dos 39 países signatários deste acordo, preconiza boas práticas, controles internos, ética e compliance como diretrizes que deverão ser observadas pelos signatários. Em outras palavras, compliance não é mais um diferencial no mundo corporativo, mas é um pré-requisito para sustentabilidade organizacional. A Allonda identifica todos os requisitos aplicados ao negócio, como aqueles oriundos de leis, regulamentos, normas, contratos com clientes, fornecedores e de outras partes interessadas e periodicamente avalia seu grau de conformidade.

 

 

 

ISO 20.400 – Compras Sustentáveis | Diretrizes

Conforme sua introdução Compras sustentáveis representam uma oportunidade para fornecer mais valor para a organização pela melhoria da produtividade, avaliação de valor e desempenho, promoção de comunicação entre compradores, fornecedores e todas as partes interessadas, e pelo encorajamento da inovação”. Por si só, estes já são motivos para adotar essas diretrizes em nosso Processo de Suprimentos, como por exemplo, fazer nossos fornecedores e prestadores passar por uma etapa de qualificação em que é exigida conformidade com as leis trabalhistas, através de comprovação de pagamento de impostos e normas de responsabilidade social, provando que não há práticas de trabalho escravo ou infantil, entre outros. A legislação ambiental aplicável também é avaliada através da exigência de licenciamentos nos Órgãos competentes, como registro dos produtos, certificação de origem, certificação de embalagens, etc.

 

ISO 26.000 –  Responsabilidade Social | Diretrizes

“O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável. O desempenho da organização em relação à sociedade em que opera e ao seu impacto no meio ambiente se tornou uma parte crucial na avaliação de seu desempenho geral e de sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz. Isso, em parte, reflete o reconhecimento cada vez maior da necessidade de assegurar ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa governança organizacional”. Sabemos, como Organização, que o pilar social não pode ser menos importante que o ambiental e o econômico, assim nos comprometemos internamente em fornecer um ambiente seguro e saudável, respeitando o nosso entorno, identificando e tratando os impactos potenciais.

 

 

Política do SGI – Sistema de Gestão Integrada

A Allonda busca prover Soluções Ambientais Sustentáveis com crescimento e desenvolvimento da Organização pela melhoria contínua proporcionada principalmente pelo aprimoramento da Gestão, Comunicação e Inovação. Aplicar a “Mentalidade de Risco” em todos os nossos processos, mapeando previamente ameaças, oportunidades e planos de ação para proporcionar:

  • A sustentabilidade do negócio
  • Conformidade do Sistema de Gestão com as normas aplicáveis
  • O aumento da satisfação dos clientes
  • A prevenção da poluição com ênfase no uso sustentável de recursos naturais
  • A redução ou eliminação à exposição aos perigos, às lesões e às doenças ocupacionais através do comprometimento de todos, e principalmente da Liderança, pelo uso da hierarquia dos controles e pela prática da consulta e participação dos envolvidos na tomada de decisões
  • Melhor Governança e Compliance para tomada e implementação das decisões na busca do atendimento aos requisitos de responsabilidade social e integridade
  • Produtos e serviços em conformidade aos requisitos legais, contratuais e outros gerados pelas partes interessadas
  • Desenvolvimento da Liderança e engajamento dos funcionários e terceiros por meio do fornecimento de competências, conhecimento e um ambiente seguro e saudável

 

 

Canal de Denúncia

Como forma de demonstrar a preocupação na detecção de demandas, liderança da Direção e seu comprometimento com os valores de Integridade e sustentabilidade da Organização, a Allonda disponibiliza esse Canal de Denúncia para que todas as pessoas, entidades, clientes, comunidades e outros entes afetados pela nossa atuação possam ter voz. As informações recebidas são tratadas independentemente da estrutura organizacional vigente, uma vez que é delegada diretamente ao Conselho de Administração, na pessoa de seu presidente, capacitado, com posição, autoridade e independência para recebimento, análise, avaliação, tratamento, acompanhamento, resposta (caso você se identifique) e avaliação da eficácia das ações tomadas.

O Canal de Denúncias está disponível para você formular demandas sobre os mais variados assuntos que possam estar infringindo a legislação, regulamentos, as relações contratuais com o cliente, fornecedores e colaboradores (empregados e terceiros), incômodos à vizinhança, os preceitos do Código de Ética, Código de Conduta e demais regras da Allonda Ambiental. Qualquer parte afetada pode usar o canal, como Funcionários, Acionistas, Clientes, Fornecedores de Produtos, Prestadores de Serviços, Órgãos de Fiscalização, Sindicatos, Associações, Membros da Comunidade, ONG´s, Órgão Certificador Credenciado, Auditores Internos, Fiscais, etc.

Quer fazer uma denúncia? Escreva para compliance@allonda.com. Sua declaração será recebida apenas pelo Presidente do Conselho de Administração da Allonda, que dará o devido encaminhamento necessário.

 

CERTIFICAÇÕES

Serviços de engenharia com amplo escopo de atuação

qualidade
qualidade

meio ambiente
meio ambiente

saúde e segurança
saúde e segurança

SGI ALLONDA

Quer consultar algum conteúdo sobre Meio Ambiente, Qualidade ou Saúde e Segurança? Possui sugestões ou contribuições? Então nos escreva!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp