Sistema de Gestão Integrado

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) se constitui na principal ferramenta utilizada pela Allonda para assegurar e manter sua Governança Corporativa. Está implementado desde 2008 e, atualmente, atende aos requisitos das seguintes normas:

  • ISO 9001 (*) – qualidade
  • ISO 14001 (*) – meio ambiente
  • ISO 45001 (*) – saúde e segurança no trabalho
  • ABNT NBR 16001- responsabilidade social
  • ISO 37001 – anticorrupção
  • ISO IEC 27001 – segurança da informação
(*) sistema certificado por órgão independente acreditado

Baseados na gestão por processos, utilizamos métodos para identificação e controle de riscos relacionados às nossas operações, sejam eles de origem social, ambiental, econômica ou de saúde e segurança no trabalho – ou seja, incluindo todas as premissas da sustentabilidade. Estes controles são disponibilizados de forma transparente para todas as partes interessadas.

De forma complementar, o Presidente do Conselho da Administração está designado para exercer a função de Compliance Officer para, com o apoio operacional do Gerente do SGI, receber e tratar de forma independente as eventuais demandas ou denúncias feitas por qualquer parte afetada ou interessada.

Sistema de Gestão da Qualidade 

Com base em seu planejamento estratégico, a Allonda desdobra as suas diretrizes, metas, indicadores e planos de ação necessários para alcançar os resultados esperados. Utilizamos os conceitos de “mentalidade de risco” e de “gestão por processos” nas definições relacionadas à condução do nosso negócio e das nossas atividades operacionais. Estas definições incluem a identificação e o atendimento das necessidades de recursos, como, por exemplo, métodos, competências, infraestrutura, insumos, condições de trabalho e meios de controle e/ou monitoramento.

Como parte da sua estratégia mercadológica, a Allonda adota várias técnicas para a coleta e análise de dados relacionados à percepção do nível de satisfação dos seus clientes. Temos alcançado melhorias por meio da busca constante de soluções inovadoras para execução de fornecimentos, simplificações ou automações nas tarefas e diminuição das necessidades de recursos para obtenção dos resultados desejados.

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho

Proteger a integridade física e prevenir doenças ocupacionais dos nossos profissionais e parceiros são premissas de qualquer atividade de planejamento ou execução operacional dentro da Allonda.

Identificamos perigos e riscos, e definimos e aplicamos os controles necessários, incluindo aqueles relacionados ao atendimento das necessidades de monitoramento das condições dos ambientes de trabalho e dos indicadores de saúde e segurança, sempre com a participação e consulta aos trabalhadores.

As competências necessárias são obtidas por meio de uma série de iniciativas que incluem campanhas de conscientização, treinamentos específicos e diálogos de segurança.

Sistema de Gestão Ambiental

A administração da Allonda contempla, de forma intrínseca, a identificação dos aspectos e impactos relacionados às suas atividades e o estabelecimento de objetivos ambientais mensuráveis.

São definidos os controles necessários para prevenir a poluição, reduzir os nossos consumos de recursos naturais e geração de resíduos, sempre considerando ir além do simples atendimento aos requisitos legais e contratuais aplicáveis.

Cuidado também existe nas nossas relações de mercado, em que estamos sempre desenvolvendo soluções inovadoras para atender aos nossos clientes e, sempre que possível, com base nos conceitos da economia circular.

O lema “orgulho em cuidar do meio ambiente” não é apenas uma frase publicitária, e sim um compromisso permanente assumido por todos e que estabelece os critérios para a tomada de decisão na Allonda.

Sistema de Gestão de Responsabilidade Social 

Ao implementar um sistema de responsabilidade social, a Allonda pretende evidenciar o seu compromisso em atender as obrigações relacionadas ao respeito dos direitos humanos universais, à proteção da infância e da adolescência e ao cumprimento dos direitos trabalhistas.

Identificamos estas obrigações, quer seja para atender parâmetros legais ou a subscrição de requisitos assumidos em caráter voluntário, e determinamos as ações adequadas para capacitar e conscientizar o nosso pessoal e os nossos parceiros.

Além disso, temos um canal que permite a apresentação de denúncias e/ou preocupações dos trabalhadores e partes interessadas ou afetadas. A partir daí, é possível investigar e aplicar possíveis correções e responsabilizações em caso de violações identificadas.

Sistema de Gestão Antissuborno 

Mais do que uma comprovação de sua idoneidade, a Allonda usa o diagnóstico de riscos e a implementação de políticas, procedimentos e controles, para evitar ou mitigar passivos ou perda de ativos gerados por infrações ou crimes que posam ser relacionados às suas atividades.

Sistema de Gestão da Segurança da Informação

A Allonda segue as regulamentações nacionais e internacionais relacionadas ao tema – como, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – e vai além. Levantamos riscos e definimos controles que proporcionam mais confiabilidade ao nosso pessoal, nossos parceiros, nossos clientes e às entidades de fiscalização pertinentes sobre a preservação do sigilo e da integridade dos dados que tratamos.

Programa de Compras Sustentáveis

A Allonda estabelece um programa para incentivar seus parceiros a adotar práticas sustentáveis relacionadas aos aspectos sociais, trabalhistas, ambientais e econômicos. A equipe envolvida nesta iniciativa dá o apoio necessário aos participantes do programa e faz o monitoramento dos resultados obtidos.

Política do SGI – Sistema de Gestão Integrado

A Allonda tem por propósito transformar a engenharia através da Sustentabilidade. Desenvolve soluções inovadoras tendo como premissa mitigar riscos socioambientais e econômicos de suas operações, para gerar valor compartilhado as partes interessadas. É orientada pelo aprimoramento contínuo do seu sistema de gestão integrado, mapeando previamente ameaças e oportunidades, assim como estabelecendo planos de ação com base nas seguintes diretrizes:

  • Prover soluções sustentáveis acima das expectativas dos nossos clientes, respeitando as regras e leis, e gerando riqueza para nós e para toda a sociedade;
  • Garantir que a estrutura de Governança e Compliance atenda aos requisitos de responsabilidade social, anticorrupção e integridade, assim como possua autonomia em seus processos para fortalecer as tomadas de decisões, estabelecer diretrizes claras e identificar oportunidades;
  • Manter a conformidade do sistema de gestão integrado com requisitos legais e outras exigências aplicáveis;
  • Buscar a proteção do meio ambiente, incluindo a prevenção da poluição com ênfase no uso sustentável de recursos naturais;
  • Zelar por um ambiente de trabalho seguro e saudável, seja reduzindo ou eliminando a exposição aos perigos, às lesões e às doenças ocupacionais;
  • Manter o compromisso de consulta e participação dos trabalhadores e/ ou seus representantes.