Sistema de Gestão Integrado

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Allonda é uma ferramenta extremamente importante para a condução das nossas operações porque considera um olhar atento ao contexto interno e externo, as necessidades e expectativas das partes interessadas no desempenho da empresa, além da identificação e avaliação dos riscos e oportunidades, visando a perpetuação do nosso negócio no contexto de ESG.

Desde 2008 estamos alinhados com as melhores práticas internacionais no âmbito do SGI, obtendo certificações que atualmente atendem aos requisitos das seguintes normas:

• ISO 9001: 2015 – qualidade
• ISO 14001: 2015 – meio ambiente
• ISO 45001: 2018 – saúde e segurança ocupacional

Política do Sistema de Gestão Integrado 

A Política do SGI, definida pela alta direção e alinhada tanto ao direcionamento estratégico da Allonda, quanto aos seus objetivos de qualidade, ambientais e de SSO, permite que todos os stakeholders tenham claro conhecimento sobre as diretrizes da empresa. Bem como sua preocupação em atender aos requisitos aplicáveis ao negócio, de maneira que todos os seus integrantes e parceiros estejam conscientes de suas obrigações quanto ao SGI.

Gestão da Qualidade

A Allonda identifica as questões externas (provenientes dos ambientes legais, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais) e internas (valores, cultura, conhecimento, desempenho) pertinentes ao seu propósito, ao direcionamento estratégico e que afetam sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos com seu Sistema da Qualidade, incluindo o aumento de seu desempenho.

Com isso, estabelece, implementa, mantém e melhora continuamente seus processos e define suas interações adequadas ao contexto interno e externo.

 

A “mentalidade de risco” e de “gestão por processos” nas definições relacionadas à condução do nosso negócio e das nossas atividades operacionais, inclui a identificação e o atendimento das necessidades de recursos, como métodos, competências, infraestrutura, insumos, condições de trabalho e meios de controle e/ou monitoramento.

Como parte da estratégia para a conquista de novos negócios, a Allonda adota diversas técnicas para a coleta e análise de dados relacionados à percepção do nível de satisfação dos clientes. Temos alcançado melhorias por meio da busca constante de soluções inovadoras que inclui simplificações ou automações nas tarefas e a diminuição das necessidades de recursos para obtenção dos resultados desejados.

Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Proteger a integridade física e prevenir doenças ocupacionais dos nossos profissionais e parceiros são premissas de qualquer atividade de planejamento ou execução operacional dentro da Allonda.

Identificamos perigos e riscos no ambiente de trabalho, definimos e aplicamos os controles necessários, incluindo aqueles relacionados ao atendimento das necessidades de monitoramento das condições dos ambientes de trabalho e dos indicadores de saúde e segurança, sempre com a participação e consulta aos trabalhadores.

As competências necessárias são obtidas por meio de uma série de iniciativas que incluem campanhas de conscientização, treinamentos específicos e diálogos de segurança.

O planejamento da Allonda também determina e avalia os riscos e oportunidades estratégicos que são pertinentes para os resultados pretendidos do sistema de gestão de SSO, associados às mudanças na organização e aos seus processos. No caso de mudanças planejadas, permanentes ou temporárias, a avaliação é realizada antes da mudança ser implementada.

 Gestão Ambiental

A administração da Allonda contempla, de forma intrínseca, a identificação dos aspectos e impactos ambientais, relacionados às suas atividades e aos requisitos, tanto legais aplicáveis, quanto a outros que subscrevemos.

São definidos controles necessários para prevenir a poluição, reduzir o nosso consumo de recursos naturais e geração de resíduos, sempre considerando ir além do simples atendimento aos requisitos legais e contratuais aplicáveis, focados no alcance de metas e objetivos estabelecidos para nossos escritórios e operações.

Cuidamos também das nossas relações com o mercado, em que nos posicionamos como parceiros no alcance das metas ESG, por meio de soluções sustentáveis e inovadoras para atender a indústria e o setor de infraestrutura.

O orgulho em cuidar do meio ambiente não é apenas uma frase, e sim um compromisso com a sustentabilidade que norteia todas as nossas ações.