Desassoreamento e Dragagem

Desassoreamento de hidrovias

Ter um calado com altura adequada para que grandes embarcações com cargas pesadas consiga navegar é um desafio encontrado no Brasil e mundo afora. Estudo da ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mostra que o setor portuário brasileiro movimentou mais de 1 bilhão de toneladas de produtos apenas em 2017. Por isso que a infraestrutura de Hidrovias, utilizada para o transporte dessas mercadorias (responsáveis por 6,5% do PIB nacional e 65% do valor das exportações), exerce um papel muito importante no desenvolvimento do país.

A construção de Hidrovias, ampliação, restauração, bem como sua manutenção recorrente, são premissas para que operações de Portos Públicos e TUPs (Terminais de Uso Privativo) não sejam comprometidas. A Allonda atua com alta eficiência e segurança ao projetar, executar, e gerenciar soluções ambientais para Portos, estaleiros e Terminais Marítimos, que resolvem problemas de assoreamento de Hidrovias. Temos experiência com engenharia de canal, dragagem, derrocamento, investigações (geotécnica, batimetria, sonar, sísmica, sondagem, modelagem numérica) e tratamento de material contaminado.

A infraestrutura portuária está constantemente se adaptando à modernização da frota internacional de navios, principalmente no que envolve a altura do calado. Portanto o desassoreamento de Hidrovias dá mais segurança à navegação, assim como pode ampliar os acessos aquaviários aos Terminais Portuários, já que adapta as dimensões das embarcações ao tráfego marítimo.

 

 

ENGENHARIA DE CANAL MARÍTIMO

A equipe de engenheiros da Allonda possui experiência em engenharia de canal marítimo para navegação de navios, sejam eles canais naturais ou artificiais. Nossas soluções ambientais levam sempre em consideração aspectos como:

  • Conceituação do projeto: área, tipo de embarcação e tempo de execução
  • Levantamentos e histórico de dados oceanográficos
  • Levantamentos hidrográficos e geotécnicos
  • Modelagem numérica de manobra (praticagem computacional)
  • Elaboração do projeto executivo do canal marítimo

DERROCAGEM

Para tornar a navegação de navios algo possível por vezes é necessário fazer o derrocamento de materiais, isso é, a retirada no fundo do leito do corpo hídrico de objetos como rochas, por exemplo. A derrocagem é uma técnica de engenharia utilizada para solucionar problemas que não são causados por assoreamento, já que faz a remoção de obstáculos que normalmente tem como origem desmontes de rochas submersas que impedem a navegação plena.

A Allonda possui experiência em homologação de canais navegáveis, readequação de canal de acesso e de bacias de evolução através de serviços de derrocagem especialmente voltados para Portos e TUPs, terminais de uso privativo. Em todos os nossos serviços de derrocamento aplicamos a legislação vigente do CONAMA, bem como executamos Plano de Monitoramento ambiental para mitigação de riscos e impactos ambientais.



SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO



Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp