Desassoreamento e Dragagem

Desassoreamento de lagoas industriais

TIPOS DE LAGOAS INDUSTRIAIS

O setor industrial é extremamente importante para a economia de qualquer país. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2017 as indústrias foram responsáveis por cerca de 21,5% do PIB brasileiro. Por isso, é importante entender mais sobre uma das soluções ambientais aplicadas em grande parte das indústrias: as lagoas industriais.

Independentemente da finalidade para as quais serão usadas, as lagoas industriais se apresentam como uma solução viável e sustentável. Diferentemente das lagoas de emergência, que devem ser utilizadas apenas em casos esporádicos, as lagoas industriais são consideradas como parte do processo produtivo. Os principais tipos e funções de lagoas industriais são:

  • Lagoas de tratamento de efluentes
  • Lagoas de reserva de água (água de incêndio, água industrial, água pluvial, água de reuso, etc.)
  • Lagoas de emergência (retenção de vazamentos, retenção de efluentes fora de especificação, retenções diversas)
  • Lagoas de processo (equalização de vazões, reatores de processo, estocagem de produtos químicos, etc.)
  • Lagoas paisagísticas

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO

DE LAGOA INDUSTRIAL

A Allonda possuí vasta experiência em obras de terraplanagem em geral, e em especial em projetos e obras para construção e implantação de lagoas industriais. Nosso time multidisciplinar conta com diversos especialistas com experiência em:

  • Dimensionamento e projeto de engenharia
  • Obras de terraplanagem (escavação, corte, aterro, compactação etc.)
  • Serviços de impermeabilização (compactação de argila, instalação de geomembrana e geotêxtil, concreto impermeabilizado, etc.)
  • Instalação de sistemas hidráulicos (tubulações, canais, válvulas, comportas, etc.)
  • Instalação de sistemas mecânicos (bombas, aeradores superficiais e submersíveis, aeração por ar difuso, misturadores, etc.)
  • Monitoramento (controladores de nível, oxigênio dissolvido, pH, condutividade, parâmetros de qualidade de água em geral, etc.)
  • Automação e controle (válvulas e comportas automáticas, bombeamento automático, dosagens automáticas, etc.)
  • Instalação de sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

DE LAGOAS INDUSTRIAIS

Ainda que sejam uma solução de bom custo benefício, as lagoas industriais necessitam de manutenção e limpeza periódicas, independentemente da função que tenham para a indústria. Assim, podem precisar desde serviços simples, como jateamento da estrutura com água, até alguns mais complexos, como dragagem para desassoreamento. Além disso, o processo de manutenção pode incluir ainda impermeabilização, reforma de estruturas e etc.

Nesse sentido, a manutenção das lagoas industriais é um processo essencial, sobretudo à preservação do meio ambiente. As manutenções podem evitar passivos ambientais resultantes da contaminação do solo, rios e água subterrânea.

Há anos, a Allonda vem provendo soluções ambientais sustentáveis para a manutenção de lagoas industriais. Afinal, com o tempo, essas lagoas acumulam grandes quantidades de lodo, ficando assoreadas e comprometendo a eficiência dos processos.  Os nossos especialistas são altamente capacitados para prestar os serviços de operação e manutenção de lagoas como:

  • Operação de sistemas de lagoas, através de fornecimento de mão de obra especializada, produtos químicos, equipamentos,  supervisão, consultoria técnica especializada
  • Operação de sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático das lagoas industriais
  • Manutenção e troca de equipamentos (bombas, sistemas de aeração, válvulas, comportas, instrumentação, etc.)
  • Manutenção e troca de impermeabilização (compactação de argila, instalação de geomembrana e geotêxtil, concreto impermeabilizado, etc.)
  • Desassoreamento e remoção de resíduos (dragagem, tratamento e desaguamento dos resíduos removidos, destinação dos resíduos, etc.)
  • Manutenções estruturais com obras civis e de terraplenagem
  • Reforma e recomposição de lagoas
  • Remediação do solo e lençol freático contaminados por lagoas

DESCOMISSIONAMENTO

DE LAGOA INDUSTRIAL

Lagoas industriais podem ser retiradas de operação por terem atingido o limite de sua vida útil e as vezes porque a atividade à qual ela se designava foi interrompida. No momento de encerramento das atividades de um lagoa uma série de cuidados precisam ser tomados para recuperar a área ou até mesmo para assegurar que não haja passivo e não ocorram impactos futuros. A Allonda, através do time especializado e multidisciplinar, fornece projetos e serviços para este fim, entre eles estão:

  • Desassoreamento e remoção de resíduos (dragagem, tratamento e desaguamento dos resíduos removidos, destinação dos resíduos, etc.)
  • Capeamento de lagoas industriais com material contaminado
  • Remoção de impermeabilização e recomposição do terreno (importação de material de empréstimo, aterro, compactação, plantação de espécies vegetais, etc.)
  • Análise e monitoramento do solo e do lençol freático após descomissionamento da lagoa industrial
  • Remediação do solo e lençol freático contaminados
  • Descomissionamento dos sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático

PROCESSO DE DESASSOREAMENTO

DE LAGOA INDUSTRIAL

Para desassorear uma lagoa industrial através de dragagem, a Allonda normalmente executa os seguintes passos:

1 – Projeto de engenharia de dragagem: correto dimensionamento da obra; previsibilidade de recursos e demanda; identificação dos pontos críticos do empreendimento; adequação dos equipamentos ao material a ser dragado e ao Projeto; planejamento alicerçado em planos de ação direcionados; cronograma real e exequível.

2 – Levantamentos hidrográficos: Batimetria Mono-feixe ou Multi-feixe; sonar de varredura (side-scan); sísmica rasa; magnetometria.

3 – Sondagens geotécnicas: caracterização do material a ser dragado; identificação da melhor conformidade de talude; subsídio para identificação da distribuição das camadas sedimentares na área.

4 – Testes de laboratório e estudos de campo: determinação das médias e extremos hidro e morfodinâmicos; caracterização do lodo; dimensionamento preciso e segurança operacional; simulação da operação.

5 – Dragagem: uso de equipamentos e tecnologias específicas para a necessidade da obra, devidamente mapeado na fase do projeto de engenharia de dragagem. Possuímos dragas elétricas não tripuláveis por questões de saúde e segurança;

6 – Tratamento dos sedimentos: soluções de desidratação nas características físicas do lodo para a redução de água presente como: água livre; água intersticial ou capilar; água vicinal; e água de ligação química; construção de Estações de Tratamento com uso de polímero e células de drenagem; gerenciamento, classificação e estudo para destinação dos resíduos;

Vale reforçar que o processo de desassoreamento de uma lagoa industrial varia de acordo com as condições do local, objetivo do projeto de dragagem, tipo do material a ser dragado, dentre outros aspectos.



SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO



Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp