• English
  • Português
  • Español

Desassoreamento e Dragagem

Desassoreamento de lagos e rios

Lagos e rios assoreados podem provocar sérios alagamentos. Normalmente impactam todo o entorno e causam enormes transtornos na vida da população local. Por isso que soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos como lodo, areia e efluentes, são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água. E, para prevenir novos alagamentos, mais do que desassorear rios e lagos em momentos de emergência, é necessário com certa periodicidade executar também a dragagem de manutenção. Quer saber mais? Converse conosco! Afinal a Allonda executa soluções de desassoreamento de lagos e rios há anos. Conhecemos as variáveis de projetos de assoreamento e seus impactos sociais e ambientais como ninguém.

 

 

CAUSAS DO ASSOREAMENTO

DE RIOS E LAGOS

É definido como assoreamento quando o corpo hídrico tem acúmulo de sedimentos no solo, que normalmente são levados pelas chuvas ou pelo vento. São inúmeras as causas de assoreamento, mas é comum essa deposição acontecer devido a processos erosivos, navegações ou até mesmo pelo despejo de resíduos de esgoto ou industriais.

O desassoreamento é, portanto, uma solução ambiental que retira do fundo de lagos e rios esses sedimentos, que podem ser inclusive areia e terra, e que foram depositados o longo do tempo.

SOLUÇÕES PARA ASSOREAMENTO

DE RIOS E LAGOS

A dragagem, seguida do tratamento dos sedimentos e disposição adequada dos sedimentos, é uma das soluções ambientais mais viáveis para resolver problemas de assoreamento de rios e lagos. São projetos de bom custo benefício, cuja duração varia em decorrência da extensão do corpo hídrico, do objetivo do desassoreamento, bem como de algumas variáveis ambientais que normalmente estão envolvidas.

Os projetos de engenharia de dragagem da Allonda envolvem a determinação do volume de material a ser dragado; levantamentos hidrográficos; sondagens geotécnicas; testes de laboratório; estudos de campo para caracterização do lodo; dimensionamento dos equipamentos (especialmente dragas) a serem utilizados; método de tratamento dos sedimentos dragados; e disposição adequada dos resíduos.

Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp