Manutenção de hidrovias

Um dos grandes desafios das hidrovias no Brasil e no mundo é ter um calado com altura adequada para navegação de grandes embarcações com cargas pesadas. Segundo estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o setor portuário brasileiro movimentou 1,104 bilhão de toneladas em 2019 e cresceu 31,5% nos últimos cinco anos. Por isso, a infraestrutura de hidrovias, utilizada para o transporte de mercadorias como minério de ferro, petróleo e derivados, soja e milho, exerce um papel muito importante no desenvolvimento do país.

A construção, ampliação e restauração de hidrovias, assim como sua manutenção recorrente, são premissas para viabilizar operações de Portos Públicos e Terminais de Uso Privativo (TUPs). A Allonda atua com alta eficiência e segurança em projeto, execução e gestão de soluções ambientais para resolver problemas de assoreamento de hidrovias em portos, estaleiros e terminais marítimos. Temos experiência em engenharia de canal, dragagem, derrocamento, investigações (geotécnica, batimetria, sonar, sísmica, sondagem, modelagem numérica) e tratamento de material contaminado.

A infraestrutura portuária precisa se adaptar constantemente à modernização da frota internacional de navios, em especial no aspectos que envolvem a altura do calado. Portanto, o desassoreamento de hidrovias proporciona mais segurança à navegação e pode ampliar os acessos aquaviários aos terminais portuários, adaptando as dimensões das embarcações ao tráfego marítimo.

Engenharia de canal marítimo

A equipe de especialistas da Allonda possui experiência em engenharia de canal marítimo para navegação de navios, sejam eles naturais ou artificiais. Nossas soluções ambientais levam sempre em consideração aspectos como:

  • Conceituação do projeto – área, tipo de embarcação e tempo de execução;
  • Levantamentos e histórico de dados oceanográficos;
  • Levantamentos hidrográficos e geotécnicos;
  • Modelagem numérica de manobra (praticagem computacional);
  • Elaboração do projeto executivo do canal marítimo

Derrocagem

Para viabilizar o trânsito de navios, por vezes é necessário fazer o derrocamento de materiais, isto é, a retirada de objetos, como rochas, do fundo do leito do corpo hídrico. A derrocagem é uma técnica de engenharia utilizada para remover obstáculos que normalmente tem como origem desmontes de rochas submersas – ou seja, não são causados por assoreamento.

A Allonda possui experiência em homologação de canais navegáveis, readequação de canal de acesso e de bacias de evolução por meio de serviços de derrocagem especialmente voltados para portos e TUPs. Em todos os nossos serviços de derrocamento aplicamos a legislação vigente do CONAMA, bem como executamos plano de monitoramento ambiental para mitigação de riscos e impactos ambientais.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura

Cases Relacionados

Conheça nossos projetos de destaque:

Mineração

Acidente ambiental

Acidente ambiental

Mercados Atendidos

Expertise em atuar em empresas diversas.

Entre em Contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!