Reuso e/ou reciclo de água

Aplicando os conceitos da economia circular, em que rejeitos são transformados em produto, os projetos de sistemas de reciclo e/ou reuso de água são fundamentais para o equilíbrio operacional das empresas. Muitas vezes a disponibilidade ou não de água é um fator decisório para a implantação de uma empresa em um determinado local.

Do ponto de vista social, o reciclo e/ou reuso ajuda na manutenção dos corpos hídricos voltados ao abastecimento, além de contribuir para toda a cadeia produtiva gerando empregos diretos e indiretos. Do ponto de vista econômico, a implantação deste sistema contribui para a redução de custos de captação de água da indústria, incluindo produtos químicos e energia elétrica para tratamento, além de minimizar os impactos ambientais gerados.

Os sistemas de reciclo e/ou reuso visam reduzir a captação de água bruta, minimizando a produção de efluentes e diminuindo os custos das empresas e o quadro de escassez hídrica no país – principalmente em locais com baixa oferta hídrica ou com demanda superior a capacidade de produção.

A Allonda possui larga experiência neste mercado e se destaca por contar com uma equipe de engenharia dedicada à área de tratamento de efluentes e vasta experiência em gestão de águas, implantação e operação de sistemas de reciclo ou reuso. Os inúmeros projetos de dimensionamento de estações de tratamento de efluentes industriais e sanitários que já realizamos são um importante diferencial na hora de construir uma solução economicamente viável.

Além disso, a Allonda dispõe de estrutura para desenvolvimento e construção dos equipamentos próprios, o que permite criar soluções customizadas para cada projeto.

Aplicações de água de reuso

  • Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de autoestradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais
  • Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas
  • Uso industrial: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento
  • Recarga de aquíferos: recarga de aquíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo
  • Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar-condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus

Impactos negativos do uso indiscriminado de água

  • Consumo maior de recursos hídricos, principalmente de água potável
  • Desequilíbrio na sustentabilidade
  • Aumento de lançamento de efluentes em corpos hídricos
  • Investimentos altos com retornos baixos
  • Baixa conservação de água
  • Desestímulo à autossuficiência dos recursos hídricos

Como aplicar um projeto de reuso de água

O primeiro passo é entender todo o balanço hídrico para definir a vazão de água bruta captada e a vazão de água a ser tratada para reuso. A partir de um estudo abrangente com todos os efluentes gerados da indústria e com a vazão de água bruta captada é possível desenhar um projeto adequado.

Para isso, a Allonda conta com um time multidisciplinar capaz de aplicar conhecimentos em Hidrologia, Hidráulica, Geologia, Biologia do Tratamento de Efluentes, Sistemas de Tratamento de Água, Mecânica dos Fluidos, Estudos de Tratabilidade e Engenharia Química na projeção de um sistema de reuso eficiente.

Esse processo deve se adequar à norma NBR Nº 13.969, que regula o tratamento complementar e a disposição final dos efluentes líquidos. As principais rotas tecnológicas para tratar o efluente sanitário e industrial a fim de enquadrá-lo nessa classificação são:

  • Tratamentos secundários e terciários de esgotos e efluentes
  • Filtração, incluindo filtração com leitos adsorventes
  • Desinfecção para a remoção de parasitas, bactérias e patógenos
  • Ultrafiltração – MBR (Membrane Bio Reactor)
  • Osmose Reversa

Um dos pontos mais importantes em projetos de reuso de água é a gestão de riscos, que envolve a desinfecção correta do efluente. Neste processo, é necessário garantir segurança sanitária, uma vez que os efluentes possuem contaminantes químicos e biológicos que podem trazer risco à saúde humana.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura

Cases Relacionados

Conheça nossos projetos de destaque:

Mineração

Acidente ambiental

Acidente ambiental

Mercados Atendidos

Expertise em atuar em empresas diversas.

Entre em Contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!