Aplicando conceitos de economia circular, onde rejeitos são transformados em produto, os projetos de sistemas de reciclo e/ou reuso de água são fundamentais para a sustentabilidade das empresas e dos recursos hídricos no país. Do ponto de vista social, o reciclo e/ou reuso ajuda na manutenção dos corpos hídricos voltados ao abastecimento, além de contribuir para toda a cadeia produtiva gerando empregos diretos e indiretos. Do ponto de vista econômico, a implantação do sistema de reciclo e/ou reuso contribui para a redução de custos de captação de água da indústria, incluindo produtos químicos e energia elétrica para tratamento, além de minimizar os impactos ambientais gerados.
Os sistemas de reciclo e/ou reuso visam reduzir a captação de água bruta, minimizando a produção de efluentes e reduzindo os custos das empresas e o quadro de escassez hídrica no país, principalmente em locais com baixa oferta hídrica ou com demanda superior a capacidade de produção.
Com uma equipe de engenharia dedicada à área de tratamento de efluentes e vasta experiência em gestão de águas, implantação e operação de sistemas de reciclo ou reuso, a Allonda se coloca em destaque neste mercado. Os inúmeros projetos de dimensionamento de estações de tratamento de efluentes industriais e sanitários também trazem importante diferencial na hora de construir uma solução viável economicamente.
Além disso, a Allonda dispõe de estrutura para desenvolvimento e construção dos equipamentos próprios, o que permite criar soluções customizadas para cada projeto.