Infraestrutura

Infraestrutura Hidroviária

Estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte em 2019 apontou que o Brasil utiliza cerca de 19 mil km de sua malha hidroviária para o transporte comercial, ou seja, de carga e passageiros. Porém, o potencial desse modal ainda está extremamente subutilizado, já que existem 63 mil km navegáveis de rios em nosso país.

Outro ponto chave nesse modal é a falta de hidrovias. Segundo o mesmo estudo, os rios que recebem as embarcações não são preparados para isso, apenas aproveita-se as características naturais, sendo a Tietê-Paraná a única estrutura que se aproxima de uma hidrovia.

Com ampla experiência em operações de dragagem, seja em canais portuários, ou para ampliação de calado de rios, a Allonda conta com time multidisciplinar especializado para o desenho e operação de projetos de infraestrutura hidroviária.

Como é o projeto de um canal hidroviário?

O serviço inicia-se no estudo do potencial de transporte de uma hidrovia, definição das dimensões mínimas necessárias para a segurança das embarcações, estudo das possíveis interferências e execução do serviço.

Para o sucesso do projeto, é importante que todas as investigações sejam realizadas minuciosamente. A Allonda conta com tecnologia de ponta para realizar com precisão esses levantamentos e assim construir um projeto executivo preciso.

O passo seguinte é a dragagem dos canais hidroviários de modo a ampliar e moldar o calado dos canais, trazendo toda a segurança para a navegação. Diversas áreas da engenharia são necessárias para este tipo de operação, como a Engenharia Ambiental, que estuda os impactos socioambientais, e a Engenharia Náutica, para o detalhamento técnico e sinalização.

Outras áreas como a Civil, responsável pela estruturação da hidrovia, e a Química, para o tratamento de sedimentos e possíveis contaminações existentes na região, também são importantes em projetos de infraestrutura hidroviária.

Aplicações de projetos de infraestrutura hidroviária

Não é apenas para a construção de hidrovias que os projetos de infraestrutura hidroviária são necessários. Os trabalhos podem ser necessários também para a manutenção de estruturas existentes, que sofrem com o assoreamento com o passar do tempo e embarcações.

Outra necessidade comum é o desassoreamento de rios, lagos e lagoas para evitar alagamentos ou ampliar a capacidade. Seja qual for a necessidade, a Allonda possui um time preparado e experiente para realizar o projeto de maneira eficiente e respeitando o meio ambiente e comunidades envolvidas.

Diferenciais Allonda

A Allonda Ambiental tem em seu portfólio o planejamento, execução e entrega de diversos projetos de dragagem e desassoreamento de rios, e traz consigo toda a experiência adquirida nestas operações. Outro diferencial da Allonda está em seus equipamentos próprios, modernos e com tecnologia embarcada, que trazem segurança e eficiência para operação.

A capacidade de absorver outras necessidades do projeto, como o tratamento de sedimentos contaminados e todo o licenciamento ambiental da obra, também colocam a empresa na frente em projetos de infraestrutura hidroviária.



SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO



Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp