Infraestrutura hidroviária

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte em 2019 apontou que o Brasil utiliza cerca de 19 mil quilômetros de sua malha hidroviária para o transporte comercial – ou seja, de carga e passageiros. Porém, o potencial desse modal ainda é extremamente subutilizado, já que existem 63 mil quilômetros de águas navegáveis nos rios em nosso país.

Outro ponto chave para o subaproveitamento deste modal é a falta de hidrovias. Segundo o mesmo estudo, os rios que recebem as embarcações não são preparados para isso; apenas aproveita-se as suas características naturais. A única estrutura que se aproxima de uma hidrovia no Brasil é a Tietê-Paraná.

Com ampla experiência em operações de dragagem, seja em canais portuários ou para ampliação de calado em rios, a Allonda conta com time multidisciplinar especializado para o desenhar e executar e operação de projetos de infraestrutura hidroviária.

Como é o projeto de um canal hidroviário?

O serviço começa no estudo do potencial de transporte de uma hidrovia, que define as dimensões mínimas necessárias para a segurança das embarcações, as possíveis interferências e como será a execução do serviço.

Para o sucesso do projeto, é importante que todas as investigações sejam realizadas minuciosamente. A Allonda conta com tecnologia de ponta para fazer esses levantamentos com precisão e, a partir daí, construir projetos executivos certeiros.

O passo seguinte é fazer a dragagem dos canais hidroviários de modo a ampliar e moldar o calado dos canais, trazendo toda a segurança para a navegação. É necessário acionar profissionais de diversas áreas para este tipo de operação, como a Engenharia Ambiental, que estuda os impactos socioambientais, e a Engenharia Náutica, para o detalhamento técnico e a sinalização.

Outras áreas como a Engenharia Civil, responsável pela estruturação da hidrovia, e a Engenharia Química, para o tratamento de sedimentos e possíveis contaminações existentes na região, também são cruciais em projetos de infraestrutura hidroviária.

Aplicações de projetos de infraestrutura hidroviária

Os projetos de infraestrutura hidroviária vão além da construção de hidrovias. Este tipo de trabalho pode ser necessário também para a manutenção de estruturas existentes, que sofrem com o assoreamento com o passar do tempo e o tráfego de embarcações.

Outra necessidade comum é o desassoreamento de rios, lagos e lagoas para evitar alagamentos ou ampliar a capacidade. Seja qual for a necessidade, a Allonda possui um time preparado e experiente para realizar o projeto de maneira eficiente, respeitando o meio ambiente e as comunidades envolvidas.

Diferenciais Allonda

A Allonda Ambiental tem em seu portfólio soluções para planejamento, execução e entrega de diversos projetos de dragagem e desassoreamento de rios, e traz consigo toda a experiência adquirida ao longo de duas décadas. Outro diferencial está em seus equipamentos próprios, modernos e com tecnologia embarcada, que trazem segurança e eficiência para a operação.

A capacidade de absorver outras necessidades do projeto, como o tratamento de sedimentos contaminados e todo o licenciamento ambiental da obra, também posicionam a empresa na vanguarda quando se trata de projetos de infraestrutura hidroviária.

Considerado vital no comércio entre países, o transporte marítimo tem ganhado cada vez mais importância. A capacidade de transportar grandes cargas de diversos segmentos por um preço competitivo coloca este à frente de outros modais. Com isso, cada vez mais é imprescindível pensar no desenvolvimento portuário para atender a essa demanda de forma sustentável. É importante atender ao mercado de maneira ágil e eficiente, evitando gastos desnecessários que podem impactar diretamente na capacidade competitiva de um produto e até inviabilizar a sua comercialização com o exterior.

Zonas portuárias são locais bastante sensíveis a eventuais impactos ambientais e sociais. Contar com uma empresa especialista no mapeamento, estudo e mitigação destes riscos é um importante fator de competitividade para a região atendida. A Allonda está preparada para executar projetos de infraestrutura portuária que envolvem desde o cálculo do investimento que será feito para novas obras e ampliações das atuais até o mapeamento de possíveis gargalos logísticos que precisem ser melhorados, além de estudos da capacidade de expansão pensando em um crescimento viável econômico e ambientalmente falando. Além disso, temos expertise para realizar estudos aprofundados e planejamentos de obras, capacitação de pessoal e de equipamentos que permitem otimizar o processo operacional de um porto.

Planejamento de obras de infraestrutura portuária

Infraestrutura portuária não envolve apenas a área do porto propriamente dita. Ela engloba, entre outras áreas, o acesso rodoviário e ferroviário, que por onde as eventuais cargas transportadas chegam até os portos. Esse planejamento precisa ser integrado com o intuito de fortalecer os elos desta corrente. Um porto que atenda aos requisitos de calado e conte com sistemas de operações modernos ainda pode sofrer com problemas logísticos, por conta de precariedade das vias de acesso.

Esse problema desencadeia, por exemplo, aumento no custo de frete, o que reflete no preço final e, consequentemente, na competitividade comercial do produto.

A falta de planejamento pode afetar o desenvolvimento, o lucro com importação, a possibilidade de ampliação dos portos existentes, além da exploração de potenciais novos portos – que poderiam por sua vez aumentar a exportação, gerar empregos e novos rendimentos para os estados e a federação.

O time de especialistas da Allonda reúne conhecimentos de logística, engenharia portuária e hidráulica para construir as melhores soluções no planejamento de obras de infraestrutura, seja de novos terminais ou hidrovias, ou na modernização de estruturas já existentes.

Tecnologias e expertise

Neste caso, a ideia é focar em sistemas que possam otimizar o tempo de espera dos navios, antes de atracar, e o tempo em que eles permanecem no porto para carga e descarga, entre outras possibilidades.

Veja alguns exemplos de aplicação destas soluções:

  • Estações meteoceanográficas que permitem monitorar em tempo real o nível de água, ondas, correntes marítimas e ventos na região. Essa tecnologia proporciona maior segurança de navegação e atracação. Além disso, permite também subsidiar o planejamento e execução de obras, com maior possibilidade de sucesso sem que sejam necessárias remediações pontuais.
  • Sistema de auxílio para aproximação e manobras de navios equipados com sensores a laser, que envia informações em tempo real para dispositivos móveis e integra com os dados meteoceanográficos do local.
  • Sistema de calado dinâmico e previsão integrados, em que é possível unir os dados de cada navio com informações dos portos locais e as previsões feitas com base nos dados medidos localmente. Com isso, é possível otimizar o tempo de operação, espera e atracação dos navios.

Com essas informações, é possível fazer um planejamento integrado das operações no porto, com programação mais precisa do tempo de carga e descarga, e melhores condições de atracação, além de manejo mais eficiente dos navios nas áreas de berço, bacia de evolução e canal.

Atualmente, além de experiência em logística e operação, é preciso ter know how sobre as áreas de previsão e interpretação de dados meteoceanográficos. É necessário, ainda, alinhar essa expertise ao conhecimento em programação e desenvolvimento de softwares e aplicativos, que permitam integrar essas informações com disponibilidade em tempo real.

Desenvolver produtos diferenciados também é fundamental – e a inovação corre nas veias da Allonda. Com a nossa experiência na integração de equipes multidisciplinares, somos capazes de atingir resultados inovadores e customizados para as necessidades de cada cliente.

Execução de obras

Segurança e otimização do tempo nas operações costumam ser os objetivos de projetos de infraestrutura portuária. A Allonda tem capacidade para aliar estas metas primordiais ao crescimento, com mínimo impacto ambiental e a menor interferência possível na fauna, flora e hidrodinâmica local. Também contemplamos os impactos sociais associados ao desenvolvimento das comunidades do entorno.

Estamos preparados para executar estudos de demandas e tendência e, a partir deles, implantar soluções preventivas para mitigação de riscos. Em caso de necessidades emergenciais, a Allonda tem como diferencial a agilidade na análise, desenho de solução e mobilização para início de obras.

Cuidados especiais

Obras de infraestrutura portuária possuem alta complexidade por conta das muitas integrações entre áreas e o trato com o meio ambiente. O planejamento bem-sucedido de um porto passa por toda área em seu entorno, assim como por suas vias de acesso. Na maior parte dos casos, muitas empresas estão envolvidas nesse processo, o que demanda estudo e integração para que todos os gargalos sejam solucionados.

A Allonda tem uma filosofia de trabalho totalmente alinhada ao desenvolvimento sustentável, visando à redução de custos dos seus clientes e sempre pensando em formas sustentáveis de realizar seus trabalhos.

Nossa expertise em soluções ambientais se apresenta como importante diferencial na hora de mitigar impactos ao meio ambiente, sempre aplicando as melhores tecnologias disponíveis.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura

Cases Relacionados

Conheça nossos projetos de destaque:

Mineração

Acidente ambiental

Acidente ambiental

Mercados Atendidos

Expertise em atuar em empresas diversas.

Entre em Contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!