Infraestrutura

INFRAESTRUTURA SANEAMENTO

Infraestrutura de saneamento é fundamental para o Brasil. Afinal de contas, ela tem influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento social. Trazer ainda o conceito de economia circular para toda a cadeia de saneamento possui relevância também diretamente na preservação do meio ambiente. Isso porque garante que a água retorne ao meio ambiente em qualidade aceitável, de acordo com marcos e legislações, e ao mesmo tempo reduz a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, gerando uma nova utilidade ao que era descartado.

A falta de coleta, afastamento, tratamento e disposição da água já são problemas enfrentados diariamente neste segmento. Em muitas áreas há lançamento de efluente in natura no corpo hídrico e este não tem capacidade de autodepuração suficiente para manter a qualidade da água aceitável tanto para o abastecimento humano, processos produtivos e ictiofauna de forma geral, acarretando desequilíbrios em toda cadeia ambiental.

Os resultados são impactos diversos, nos âmbitos econômicos, ambientais e sociais. A falta de água de qualidade ocasiona custos à saúde pública. O consumo de água sem os devidos tratamentos e em contato com esgotos estão ligados diretamente à altas taxas de mortalidade infantil, por exemplo. Segundo a OMS, para cada dólar aplicado no saneamento, economiza-se $4,3 em custos de saúde no mundo.

PLANEJAMENTO DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO

O planejamento de toda a infraestrutura de saneamento é extremamente necessário, principalmente nas cidades em desenvolvimento. Sua implantação deve prever o crescimento de modo a evitar que novos imóveis sejam construídos sem a devida ligação na rede de coleta de esgoto, tratamento dos efluentes e distribuição de água potável.

Em cidades onde esses imóveis já estão construídos sem tais estruturas, o planejamento deve se iniciar no mapeamento desses imóveis e projetar toda infraestrutura o quanto antes.

A engenharia se faz presente em diversas áreas nesse planejamento. A química para o tratamento dos efluentes, a civil para instalação de toda rede de esgoto, a mecânica para os sistemas de bombeamento, a ambiental para determinação dos parâmetros a serem atendidos nos tratamentos, a elétrica para toda instalação elétrica necessária, e muitas outras.

TECNOLOGIAS E EXPERTISE EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO

Para todo tipo de efluente há uma rota tecnológica que melhor atenderá às necessidades dos locais de tratamento. Na escolha da melhor rota tecnológica de uma estação de tratamento de resíduos domésticos são levados em consideração: quantidade de pessoas que serão atendidas, carga de poluentes, vazões, área disponível para instalação da ETE e, claro, valor a ser investido.

A Allonda possui enorme experiência em tratamento de diversos tipos de resíduos e poluentes e, principalmente, conhecimento das novas tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado.

O corpo de profissionais multifuncional é outro importante diferencial da Allonda para a concepção de projetos de saneamento aplicando o conceito de economia circular, presente nas soluções propostas pela empresa.

EXECUÇÃO DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO

Assegurar qualidade hídrica, garantir a saúde dos rios, afluentes e demais corpos d’água deve ser o objetivo final de obras de infraestrutura de saneamento.

Independente se planejadas ou emergenciais, as intervenções devem ser obrigatórias para todo empreendimento privado, principalmente as grandes indústrias e o agronegócio, já que respondem pela maior parte do consumo de água.

Por conta da diversidade de profissionais em sua equipe, a Allonda consegue prover a melhor solução para cada caso em particular, de acordo com os aspectos físicos, geográficos e ambientais de cada organização.

CUIDADOS ESPECIAIS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO

Infraestrutura para saneamento costuma trazer bastante complexidade, pois quando em áreas urbanizadas é preciso realizar intervenções em locais habitados, sem um espaço para realizar as obras, trazendo à tona o aspecto da pressão por habitação.



SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO



Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp