Emergências ambientais

Vazamentos, derramamentos, falhas estruturais, descartes irregulares: são muitas as possíveis causas de uma emergência ambiental. Nestes casos, o mais importante é agir rápido e de maneira eficiente para conter os danos e remediar o ocorrido o mais rápido possível.

A experiência adquirida pela Allonda nas rápidas mobilizações nos principais acidentes da área de mineração no Brasil nos coloca em posição de destaque neste mercado. No entanto, o ideal é que os riscos sejam mapeados e mitigados antes de uma emergência ambiental. Por isso, a Allonda conta com um time experiente e qualificado para atuar no levantamento de possíveis problemas que podem acontecer no exercício de atividades industriais, de mineração, de transporte de produtos perigosos e afins.

Projetos de prevenção a emergências ambientais

A partir do mapeamento de riscos, o time de engenheiros da Allonda pode propor soluções que mitiguem as falhas que podem ocasionar uma emergência ambiental, por meio da implantação de sistemas, programas, ações e iniciativas que visam a inibir ou desmotivar práticas que levem à ocorrência de acidentes.

Esta é a abordagem mais eficiente possível, que antecipa o problema e resolve sem impactos para o meio ambiente.

Correção de riscos

Para executar esse tipo de projeto, as empresas precisam contar com um parceiro capaz de orquestrar implementação de sistemas, ações e procedimentos para assegurar uma resposta rápida e eficaz à ocorrência de acidentes. Também é crucial preparar e capacitar recursos humanos, além de contar com diferentes instrumentos e uma equipe altamente qualificada.

Mapeamento de áreas de risco

O conhecimento prévio das áreas mais propensas à ocorrência de acidentes é fundamental para órgãos públicos, setor privado e comunidade, que precisam estar preparados para casualidades. O atendimento nesses casos deve visar à contenção ou a minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente e à população.

A identificação dessas áreas se baseia nas relações entre localização e caracterização das atividades potencialmente impactantes, sítios frágeis ou vulneráveis, histórico de ocorrência de acidentes ambientais, áreas contaminadas e unidades de respostas a acidentes.

Plano de ação de emergência (PAE)

É um conjunto de planos de ação previamente elaborados para atender à ocorrência de acidentes. O objetivo é estabelecer estratégias e requisitos mínimos de planejamento das ações que serão empregadas entre órgãos e instituições públicas, privadas e comunidade em caso de emergências.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura

Cases Relacionados

Conheça nossos projetos de destaque:

Mineração

Acidente ambiental

Acidente ambiental

Mercados Atendidos

Expertise em atuar em empresas diversas.

Entre em Contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!