Valoração e Economia Circular

BIOGÁS – WASTE TO ENERGY

Waste to energy: geração de energia renovável através do lixo. É assim que o biogás é conhecido em todo mundo, ao ser gerado através da transformação de resíduos orgânicos em energia. O biogás é um biocombustível proveniente de materiais orgânicos (biomassa) e, portanto, é uma fonte alternativa de energia (energia renovável, ou seja, energia limpa), que tem alto potencial para substituir o uso de combustíveis fósseis.

A Allonda atua no mercado de waste to energy atendendo diferentes tipos de fontes geradoras de resíduos, sejam elas de origem animal, vegetal ou industrial. A aplicação desse serviço é voltada especialmente para a cadeia produtiva do agronegócio, inclusive indústrias processadoras de alimentos e bebidas, redes de supermercados e ceasas (centrais de abastecimento). Além disso, é uma solução viável também para estações de tratamento de efluentes industriais e estações de tratamento de esgoto sanitário, sejam elas industriais ou municipais.

Nossas soluções ambientais agregam nosso corpo técnico – que possui experiência e patentes no assunto – com parcerias de diferentes tecnologias já difundidas na Europa e EUA. Portanto, somos hoje uma empresa especializada em transformação de resíduos em biogás. Temos todo conhecimento técnico e operacional necessário para projetar, implantar e operar plantas de waste to energy. Fale conosco e entenda!

 

Principal processo para

geração de biogás

O Biogás é gerado através da biodigestão de resíduos orgânicos, sejam eles de origem animal, vegetal ou industrial. Durante esse processo gera-se o biogás que é absorvido pelo sistema da Allonda. O biogás gerado pode ser usado como combustível diretamente para gerar calor ou para executar uma produção combinada de calor e a unidade de energia (CHP) para produzir eletricidade e calor.

O biogás é completamente ecológico e neutro em relação ao CO2. O processo de produção gera apenas a quantidade de CO2 que pode ser absorvida pelas plantas durante a fotossíntese. Portanto, o ciclo ecológico é completo.

Aplicação da transformação de resíduos em biogás

É a solução ideal para a produção descentralizada de energia para o agronegócio ou indústrias de alimentos. No agronegócio, por exemplo, ao invés de espalhar o esterco diretamente em torno de terras agrícolas, o agricultor é capaz de gerar a energia capturada fora disso e reduzir sua pegada de carbono, ao mesmo tempo. Já as indústrias de alimentos podem reduzir suas taxas de eliminação, convertendo os resíduos biológicos em energia e adubo (fertilizante).

Impactos da geração de biogás através de resíduos

Quando o agronegócio e as indústrias de alimentos não recuperam seus resíduos orgânicos precisam investir tratamento de chorume e destinação para aterros, cujos custos são consideráveis, bem como riscos e impactos ao meio ambiente continuam a existir.

Além do que, transformar os resíduos em biogás pode, além de diminuir custos da produção com energia, tem potencial de gerar receita para a empresa, como também resolve eventuais problemas com odores desagradáveis.

Investir em waste to energy traz ganhos de reputação, já que há também a aplicação prática do conceito de economia circular, um diferencial de sustentabilidade para qualquer indústria ou segmento do agronegócio. Ou seja: empresas que investem em transformação de resíduos tem também ganhos de marca e imagem.



SEGMENTOS ATENDIDOS PELA SOLUÇÃO



Entre em contato

Caso você tenha dúvidas ou queira informações adicionais estaremos à disposição para lhe atender!

WhatsApp Fale com nosso Comercial agora via WhatsApp