Aumento de calado

O aumento de calado – ou seja, da profundidade de um corpo hídrico navegável – está entre as soluções que a Allonda oferece para clientes do setor portuário. Este é um serviço fundamental tanto pela necessidade de revitalização e modernização da infraestrutura portuária, devido ao crescimento das embarcações de carga que aportam diariamente na costa brasileira, quanto por questões de manutenção.

O acúmulo de sedimentos ou outros materiais no fundo de uma área aquática – seja em mar, rio, lago ou qualquer corpo hídrico – é chamado de assoreamento. Este é um problema enfrentado por muitos clientes da Allonda dos mais diversos segmentos do mercado e da indústria e, no caso do setor portuário, traz uma série de implicações.

A diminuição do calado restringe o tamanho das embarcações que podem aportar no terminal e pode causar acidentes com consequências gravíssimas. Um exemplo de problema causado por baixo calado é o atolamento do navio Ever Given no Canal de Suez em 2020. O prejuízo estimado do acidente ficou em cerca de US$ 10 bilhões.

Pensando nisso, a Allonda oferece soluções completas de dragagem de aprofundamento para desassoreamento e aumento de calado em canais de acesso a áreas portuárias. A empresa conta com todo o maquinário necessário para realizar estes procedimentos, além de uma equipe multidisciplinar capacitada para realizar todo o planejamento e a gestão deste processo, incluindo a remoção e o tratamento dos resíduos dragados, e o derrocamento de rochas ou pedras quando necessário.

Outra finalidade para a solução de aumento de calado da Allonda é o combate a alagamentos provocados pelas cheias de um determinado rio – com o aprofundamento do corpo hídrico, as águas ganham respiro e as enchentes diminuem. Nestes casos, da mesma forma, além de todo o serviço técnico para dragagem, derrocamento e desassoreamento, a equipe de engenharia ambiental trabalha na destinação adequada do material que será retirado.