Controle de perdas de água

O uso consciente e o reaproveitamento dos recursos hídricos são assuntos fundamentais para o planeta – em especial para as atividades industriais e o agronegócio, cujo alto consumo preocupa a sociedade. Neste contexto, o controle de perdas de água tem papel crucial.

Além de soluções para captação e reaproveitamento, a Allonda oferece produtos e serviços voltados ao controle das perdas nos sistemas de abastecimento, que consistem nos volumes de água perdidos em vazamentos ou em desvios irregulares. De acordo com órgãos públicos responsáveis pelo tratamento e distribuição dos recursos hídricos, como a Sabesp, todos os sistemas têm perdas, mesmo que pequenas; portanto, cabe às empresas que consomem altos volumes de água em suas atividades a responsabilidade por este controle.

Para isso, as empresas precisam monitorar constantemente o consumo de água em suas plantas e unidades. Além de identificar e corrigir possíveis desvios no abastecimento, a manutenção dos sistemas é fundamental. Isso pode ser feito por meio da gestão da pressão e do eventual uso de válvulas redutoras, de obras de setorização, adequação e até substituição das tubulações e dos equipamento.

Com experiência de mais de 20 anos em engenharia sustentável, a Allonda conta com uma ampla gama de soluções para contribuir com o controle de perdas de água no abastecimento de empresas de diversos portes e segmentos de atuação. Nosso time multidisciplinar tem alta capacidade técnica para identificar os pontos de desvio e utilizar as ferramentas citadas acima para reduzir o desperdício ao máximo.