Descomissionamento de barragem

O descomissionamento é um processo fundamental para a recuperação de áreas que foram utilizadas para a contenção de rejeitos. O serviço, fornecido pela Allonda para seus clientes, se inicia quando a instalação para de receber rejeitos, e pode ou não incluir a remoção deles para revitalizar a área devastada. Ela pode ser completamente removida ou reintegrada à natureza; o processo prevê apenas que deixe de ser uma barragem.

Este trabalho inclui estudos ambientais para o planejamento e a viabilização da obra, fundamentais para detecção de riscos – contaminação de lençóis freáticos, alterações nos cursos hidroviários e impactos na fauna e flora locais, entre outros. Também é fundamental levar em conta os aspectos socioeconômicos e as comunidades instaladas no entorno da área que será descomissionada.

As barragens podem ser esvaziadas ou aterradas antes de serem reflorestadas. Os resíduos eventualmente recolhidos precisam de destinação correta para que o trabalho seja concluído de forma eficiente e sustentável. As águas devem ser tratadas e, se possível, armazenadas ou devolvidas às bacias hidrográficas.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura