Descomissionamento de lagoas industriais

As lagoas industriais são uma estrutura comum na indústria e parte fundamental do processo produtivo. Elas podem ser utilizadas para diversas finalidades, como tratamento de efluentes, reserva de água, processos de equalização de vazões e estocagem de produtos químicos, entre outros.

Eventualmente, elas precisam ser desativadas, por terem atingido o limite de sua vida útil ou porque a operação industrial da qual fazem parte foi interrompida ou descontinuada ou até mesmo para dar lugar a uma nova estrutura, mais moderna ou adequada ao momento da indústria.

Quando isso acontece, é necessário implementar um processo de recuperação da área, para mitigar os riscos de passivos ambiental e demais impactos futuros.

O descomissionamento de lagoas industriais é uma das soluções oferecidas pela Allonda para estes casos. Dentro deste escopo, nosso time especializado e multidisciplinar é capaz de realizar:

  • Desassoreamento e remoção de resíduos (dragagem, tratamento e desaguamento dos resíduos removidos, destinação dos resíduos etc.);
  • Capeamento de lagoas industriais com material contaminado;
  • Remoção de impermeabilização e recomposição do terreno (importação de material de empréstimo, aterro, compactação, plantação de espécies vegetais etc.);
  • Análise e monitoramento do solo e do lençol freático após descomissionamento da lagoa industrial;
  • Remediação de solo e lençol freático contaminados;
  • Descomissionamento dos sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático.

Fale Conosco

Desenvolvemos soluções de engenharia para indústrias e setores de infraestrutura