Descomissionamento e descaracterização de barragem

O descomissionamento e a descaracterização são processos fundamentais para a recuperação de áreas que estão sendo desativadas e antes eram utilizadas para o envio de rejeitos. O serviço tem início quando a instalação para de receber rejeitos, e pode ou não incluir a remoção deles para revitalizar a área. A estrutura construída pode ser completamente removida ou reintegrada à natureza; o processo prevê apenas que deixe de ser uma barragem.

Nos processos de descaracterização e descomissionamento, as barragens são drenadas; no primeiro, os rejeitos são aterrados e a estrutura é coberta por vegetação plantada pela Allonda, e, no segundo, os rejeitos são retirados e a estrutura é completamente desmanchada.

Os materiais eventualmente removidos precisam de destinação correta para que o trabalho seja concluído de forma eficiente e sustentável. As águas devem ser tratadas e, se possível, armazenadas, reutilizadas em novos processos ou devolvidas às bacias hidrográficas.

Veja como funciona o processo de descaracterização de barragem:

  • Melhoria das estruturas para maior segurança, com eventual reforço para estabilizar a barragem;
  • Reconformação da área restaurada, com drenagem parcial ou total;
  • Plantio de vegetação sobre a estrutura descaracterizada – quando aplicável;
  • Monitoramento para garantir a recuperação ambiental.

Confira abaixo as etapas do processo de descomissionamento:

  • Remoção e destinação dos rejeitos e de todas as estruturas que formam a barragem;
  • Execução do plano de recuperação ambiental adequado ao projeto;
  • Monitoramento para garantir a recuperação ambiental.

Este trabalho inclui estudos ambientais para o planejamento e a viabilização da obra, fundamentais para detecção de riscos – contaminação de lençóis freáticos, alterações nos cursos hidroviários e impactos na fauna e flora locais, entre outros. Também é fundamental levar em conta os aspectos socioeconômicos e as comunidades instaladas no entorno da área que será descomissionada.

A Allonda conta com uma ampla gama de soluções ágeis, especialmente em casos de acidentes ambientais. A experiência adquirida nas rápidas mobilizações nos principais acidentes da área de mineração no Brasil nos coloca em posição de destaque neste mercado. No entanto, o ideal é que os riscos sejam mapeados e mitigados antes de uma emergência ambiental. Por isso, a Allonda conta com um time experiente e qualificado para atuar no levantamento de riscos decorrentes do exercício de atividades industriais, de mineração, de transporte de produtos perigosos e afins.

Oferecemos soluções de descomissionamento e descaracterização de barragens, com projetos únicos e customizados de acordo com as necessidades do negócio atendido, que podem ser implementados em caráter emergencial ou preventivo. Nossa estrutura e expertise nos permite planejar, desenvolver e entregar projetos completos do início ao fim, graças a um time multidisciplinar altamente qualificado. Temos total domínio da legislação ambiental, garantindo, assim, amparo técnico e legal aos nossos clientes.