Para uma adequada gestão de águas e efluentes, uma solução de tratamento físicos e químicos se faz necessária. Normalmente essa rota tecnológica é utilizada quando processos biológicos convencionais não se aplicam por haver contaminantes que não podem ser removidos.
Outra aplicação comum do tratamento físico-químico é para potabilidade de água ou adequação dela para padrões exigidos no processo produtivo. Seja na Estação de Tratamento de Água, seja na Estação de Tratamento de Efluentes, essa solução deve ser dimensionada a partir de estudo detalhado do efluente ou água a ser tratado.
A partir desses estudos é possível projetar o sistema de tratamento, que normalmente terá as etapas de coagulação, floculação e decantação. Ao final, ainda há a separação e desidratação do lodo resultante, fechando o ciclo de tratamento de água ou efluente.
A Allonda possui mais de duas décadas de experiência em tratamento de água e efluentes, com profissionais experientes e capacitados na teoria e na prática para construir uma solução eficiente e que auxilie na redução da geração de resíduos, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de insumos.