Infraestrutura de saneamento é fundamental para o Brasil. Afinal de contas, ela tem influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento social. Trazer ainda o conceito de economia circular para toda a cadeia de saneamento possui relevância também diretamente na preservação do meio ambiente. Trazer conceitos de economia circular para toda a cadeia de saneamento possui relevância nos dias de hoje, pois agregam valor aos serviços e projetos a serem implantados e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Os impactos da falta de saneamento são diversos, nos afetam no âmbito econômico, ambiental e social. A falta de água de qualidade ocasiona custos à saúde pública. O consumo de água sem os devidos tratamentos e em contato com esgotos estão ligados diretamente à altas taxas de mortalidade infantil, por exemplo. Segundo a OMS, para cada dólar aplicado no saneamento, economiza-se US$ 4,0 em custos de saúde no mundo.
Planejamento de obras de infraestrutura de saneamento
O planejamento de toda a infraestrutura de saneamento é extremamente necessário, principalmente nas cidades em desenvolvimento. Sua implantação deve prever o crescimento de modo a evitar que novos imóveis sejam construídos sem a devida ligação na rede de coleta de esgoto, tratamento dos efluentes e distribuição de água potável.
A engenharia se faz presente em diversas áreas nesse planejamento. A química e a biologia para o tratamento dos efluentes, a civil para instalação de toda rede de esgoto, ETAs e ETEs, a mecânica para os sistemas de bombeamento, a sanitária e ambiental para determinação dos processos utilizados e para a operação adequada das unidades de tratamentos, a elétrica e automação para toda instalação elétrica necessária, e muitas outras.
Tecnologias e expertise em obras de infraestrutura de saneamento
Para todo tipo de efluente há uma rota tecnológica que melhor atenderá às necessidades dos locais de tratamento. Na escolha da melhor rota tecnológica de uma estação de tratamento são levados em consideração: quantidade de pessoas que serão atendidas, carga de poluentes, vazões, área disponível para instalação da ETE, meta de tratamento que se pretende atingir e, claro, valor a ser investido.
A Allonda possui enorme experiência em tratamento de diversos tipos de águas, efluentes, resíduos e poluentes e, principalmente, conhecimento das novas tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado. O corpo de profissionais multifuncional é outro importante diferencial da Allonda para a concepção de projetos de saneamento aplicando o conceito de economia circular, presente nas soluções propostas pela empresa.
Execução de obras de infraestrutura de saneamento
Assegurar qualidade hídrica, garantir a saúde dos rios, afluentes e demais corpos d’água deve ser o objetivo final de obras de infraestrutura de saneamento. Independente se planejadas ou emergenciais, as intervenções devem ser obrigatórias para todo empreendimento, privado ou público, principalmente as grandes indústrias e o agronegócio, já que respondem pela maior parte do consumo de água.
Por conta da diversidade de profissionais em sua equipe, a Allonda consegue prover a melhor solução para cada caso em particular, de acordo com os aspectos físicos, geográficos e ambientais de cada organização.
Cuidados especiais em obras de infraestrutura de saneamento
Infraestrutura para saneamento costuma trazer bastante complexidade, pois quando em áreas urbanizadas é preciso realizar intervenções em locais habitados, sem um espaço para realizar as obras, trazendo à tona o aspecto da pressão por habitação.