Vazamentos, derramamentos, falhas estruturais, descartes irregulares: são muitas as possíveis causas de uma emergência ambiental. Nestes casos, o mais importante é agir rápido e de maneira eficiente para conter os danos e remediar o ocorrido o mais rápido possível.
A experiência adquirida pela Allonda nas rápidas mobilizações nos principais acidentes da área de mineração no Brasil nos coloca em posição de destaque neste mercado. No entanto, o ideal é que os riscos sejam mapeados e mitigados antes de uma emergência ambiental. Por isso, a Allonda conta com um time experiente e qualificado para atuar no levantamento de possíveis problemas que podem acontecer no exercício de atividades industriais, de mineração, de transporte de produtos perigosos e afins.
Projetos de prevenção a emergências ambientais
A partir do mapeamento de riscos, o time de engenheiros da Allonda pode propor soluções que mitiguem as falhas que podem ocasionar uma emergência ambiental, por meio da implantação de sistemas, programas, ações e iniciativas que visam a inibir ou desmotivar práticas que levem à ocorrência de acidentes.
Esta é a abordagem mais eficiente possível, que antecipa o problema e resolve sem impactos para o meio ambiente.
Correção de riscos
Para executar esse tipo de projeto, as empresas precisam contar com um parceiro capaz de orquestrar implementação de sistemas, ações e procedimentos para assegurar uma resposta rápida e eficaz à ocorrência de acidentes. Também é crucial preparar e capacitar recursos humanos, além de contar com diferentes instrumentos e uma equipe altamente qualificada.
Mapeamento de áreas de risco
O conhecimento prévio das áreas mais propensas à ocorrência de acidentes é fundamental para órgãos públicos, setor privado e comunidade, que precisam estar preparados para casualidades. O atendimento nesses casos deve visar à contenção ou a minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente e à população.
A identificação dessas áreas se baseia nas relações entre localização e caracterização das atividades potencialmente impactantes, sítios frágeis ou vulneráveis, histórico de ocorrência de acidentes ambientais, áreas contaminadas e unidades de respostas a acidentes.
Plano de ação de emergência (PAE)
É um conjunto de planos de ação previamente elaborados para atender à ocorrência de acidentes. O objetivo é estabelecer estratégias e requisitos mínimos de planejamento das ações que serão empregadas entre órgãos e instituições públicas, privadas e comunidade em caso de emergências.