Estudo geotécnico de viabilidade

A geotecnia é uma ciência fundamental para a infraestrutura e a engenharia civil. O estudo das reações do solo e das rochas às intervenções do ser humano é o que determina a viabilidade de uma obra. Sem ele, é impossível garantir a segurança da construção.

O estudo geotécnico de viabilidade faz parte do portfólio de soluções da Allonda e é aplicado em todos os projetos que requerem este tipo de investigação. Por meio deste serviço é possível prevenir desabamentos, desmoronamentos e deslizamentos de terra, além de garantir a preservação dos recursos naturais do terreno e do entorno e, ainda, otimizar os custos.

Esta etapa precede o processo de construção e deve ser um dos primeiros passos do projeto. O time de geotecnia da Allonda, altamente capacitado e com larga experiência em construções dos mais variados tipos, atua nesta etapa para avaliar não apenas as características do solo e das rochas, mas todos os fenômenos geológicos e geotécnicos que podem surgir por contra a compressão e das demais interações que serão realizadas ao longo do trabalho. A partir deste diagnóstico, as equipes multidisciplinares que executam as obras da Allonda podem prevenir desvios e se preparar para eventuais entraves que possam surgir mais adiante.

A etapa mais importante do estudo geotécnico de viabilidade é a sondagem. A partir dela, é possível determinar o perfil de cada parte do solo e dos demais materiais que compõem o terreno. Também se verifica o grau de resistência às tensões, além de detectar lençóis subterrâneos. O processo inclui, ainda, ensaios de campo e de laboratório, e o acompanhamento do comportamento do solo ao longo de toda a construção.

Com o estudo geotécnico de viabilidade, os responsáveis pela construção podem definir o melhor aproveitamento do terreno, o ponto ideal para fundação da obra, entre outros aspectos importantes e determinantes para o sucesso do projeto.