Monitoramento e proteção de mananciais

Cuidar dos mananciais é fundamental para garantir a otimização dos recursos hídricos destinados ao abastecimento da população. Com larga experiência e todo o conhecimento técnico necessário, a Allonda oferece soluções de monitoramento e proteção destes recursos, com tecnologia de ponta aplicada.

O avanço e a intensificação das atividades humanas – com aumento da população e do agronegócio, expansão das áreas urbanas e industrialização – têm impacto direto nos mananciais. Em muitos casos, este crescimento não é planejado e não leva em consideração a manutenção das bacias, que padecem com a poluição. Com isso, é necessário usar produtos químicos para purificar a água, o que compromete a sua qualidade. Em alguns casos, os recursos hídricos comprometidos não podem ser recuperados e é preciso abandonar o manancial, prejudicando o sistema de abastecimento.

A equipe da Allonda, formada por profissionais de variadas áreas de atuação, trabalha no estudo dos mananciais, no desenvolvimento da solução de monitoramento e na instalação dos equipamentos que vão executar este serviço no dia a dia. Uma vez implementados, os sistemas coletam amostras de água dos reservatórios com periodicidade constante, que são analisadas em laboratório para controle de qualidade. É por meio dos resultados destas análises que é possível detectar problemas e atuar de forma efetiva na manutenção das bacias.

Desta forma, além de garantir a qualidade dos recursos que abastecem a população, ajudamos a assegurar o cumprimento das leis e normas que regulam os parâmetros da água destinada ao consumo humano. As informações provenientes deste monitoramento devem ser compartilhadas com o poder público e órgãos interessados.