Recuperação de áreas degradadas

Seja em caso de acidente, desativação de uma instalação industrial, ou qualquer motivo, a recuperação de áreas degradadas pelas atividades humanas é fundamental para minimizar impactos ambientais negativos. Esta é uma das soluções sustentáveis que fazem parte do portfólio da Allonda, que há mais de duas décadas é referência no mercado e conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, com conhecimento para aplicação das mais modernas tecnologias disponíveis para esta finalidade.

O projeto de recuperação de uma área degradada busca restituir o ecossistema natural, mesmo que não seja possível recuperá-lo completamente. Para isso, são utilizados diversos processos de bioengenharia – sempre com apoio de outras áreas da engenharia e da ciência.

Este trabalho começa pelo estudo da área afetada, que busca identificar resquícios de vegetação nativa, levantar todas as condições ambientais e determinar o modelo de recuperação que será adotado. A bioengenharia é aplicada para determinar quais intervenções serão necessárias além do reflorestamento – em muitos casos, o plantio não é suficiente para revitalizar a área. Em casos de recuperação de barragens de mineração, por exemplo, é preciso recuperar o solo, implementar tratamento de água, estabilizar taludes e intervir na topografia do terreno, além de remover e tratar resíduos.

Depois da implementação de todas as soluções necessárias, começa o processo de revegetação por meio do plantio de espécies adequadas – gramíneas e leguminosas, sejam arbóreas ou arbustivas, estão entre os tipos mais utilizados. A escolha do tipo de vegetação a ser usado é feita de acordo com o bioma em que o projeto será executado e com as necessidades identificadas pela equipe para a recuperação daquela área específica. O plantio pode ser feito com sementes ou mudas, segundo as necessidades do projeto.

Depois de finalizar o projeto de recuperação, a Allonda se responsabiliza, ainda, pelo monitoramento e pela manutenção da área, para garantir o sucesso e a eficácia das soluções aplicadas.