Em obras de grande porte, a compensação ambiental é um mecanismo utilizado para reduzir os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação do empreendimento. Ela também pode ser necessária em localidades que passam por forte atuação extrativista e serão descomissionadas ou para reduzir impactos negativos de atividades industriais.
Normalmente, os responsáveis assinam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que é um compromisso público onde constam, entre outros termos, as compensações ambientais necessárias para aquela obra. O descumprimento do que foi combinado pode resultar em multas ambientais e impedir a liberação das licenças de implantação, instalação e operação. Por isso, ter um projeto de compensação ambiental é fundamental.
Os projetos de compensação ambiental da Allonda são únicos e customizados para cada caso e podem ser implementados em caráter emergencial ou preventivo. Nossa estrutura e expertise nos permite planejar, desenvolver e entregar projetos completos do início ao fim, graças a um time multidisciplinar altamente qualificado. Temos total domínio da legislação ambiental, em especial dos aspectos da Lei de Compensação Ambiental, garantindo, assim, amparo técnico e legal aos nossos clientes.
O projeto de compensação
O ponto inicial é a avaliação ampla e completa dos impactos significativos. A partir daí, é possível indicar as medidas mitigadoras correspondentes. Essa avaliação se dá por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que, junto com sua conclusão, é apresentado no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Conheça os itens que compõem o projeto:
- Avaliação sobre as características do impacto poluidor
- Cálculo especializado para mensurar a compensação ambiental
- Mensuração dos potenciais créditos de carbono
- Análise sobre a área de compensação
- Plano para execução do plantio (dimensionamento de mão-de-obra, equipamentos e insumos) ou compensação financeira
- Mensuração do tempo de execução
- Investimento necessário