Tipos de lagoas industriais
O setor industrial é extremamente importante para a economia mundial. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019 as indústrias foram responsáveis por 21,2% do PIB brasileiro. Em uma ramo de atividade econômica tão relevante, é fundamental entender e aplicar soluções que reduzam os impactos ambientais, como as lagoas industriais.
Independentemente da sua finalidade, as lagoas industriais são uma solução viável e sustentável para diversas finalidades. Diferentes das lagoas de emergência, que devem ser aplicadas apenas em casos esporádicos, elas são consideradas parte do processo produtivo. Os principais tipos e funções de lagoas industriais são:
- Lagoas de tratamento de efluentes;
- Lagoas de reserva de água (água de incêndio, água industrial, água pluvial, água de reuso etc.);
- Lagoas de emergência (retenção de vazamentos, retenção de efluentes fora de especificação, retenções diversas);
- Lagoas de processo (equalização de vazões, reatores de processo, estocagem de produtos químicos etc.);
- Lagoas paisagísticas.
Processo de desassoreamento de lagoa industrial
Para desassorear uma lagoa industrial por meio de dragagem, a Allonda executa os seguintes passos:
- Projeto de engenharia de dragagem: dimensionamento correto da obra; previsibilidade de recursos e demanda; identificação dos pontos críticos do empreendimento; adequação dos equipamentos ao projeto e ao material que será dragado; planejamento alicerçado em planos de ação direcionados; cronograma real e exequível.
- Levantamentos hidrográficos: batimetria mono-feixe ou multi-feixe; sonar de varredura (side-scan); sísmica rasa; magnetometria.
- Sondagens geotécnicas: caracterização do material a ser dragado; identificação da melhor conformidade de talude; subsídio para identificação da distribuição das camadas sedimentares na área.
- Testes de laboratório e estudos de campo: determinação das médias e extremos hidro e morfodinâmicos; caracterização do lodo; dimensionamento preciso e segurança operacional; simulação da operação.
- Dragagem: uso de equipamentos e tecnologias específicas para a necessidade da obra, devidamente mapeados na fase do projeto de engenharia de dragagem – possuímos dragas elétricas não tripuláveis por questões de saúde e segurança.
- Tratamento dos sedimentos: soluções de desidratação nas características físicas do lodo para a redução de água presente, como água livre, água intersticial ou capilar, água vicinal e água de ligação química; construção de estações de tratamento com uso de polímero e células de drenagem; gerenciamento, classificação e estudo para destinação dos resíduos.
O processo de desassoreamento de uma lagoa industrial varia de acordo com as condições do local, o objetivo do projeto de dragagem, o tipo do material a ser dragado, dentre outros aspectos – e a Allonda se responsabiliza por todo o ciclo deste processo.
Descomissionamento de lagoa industrial
Lagoas industriais podem ser retiradas de operação por terem atingido o limite de sua vida útil, ou porque a atividade à qual ela se destinava foi interrompida. Neste momento, uma série de cuidados precisam ser tomados para recuperar a área e assegurar que não haja passivo e impactos futuros. A Allonda, por meio da atuação do seu time especializado e multidisciplinar, fornece projetos e serviços para cumprir este objetivo. Veja alguns deles:
- Desassoreamento e remoção de resíduos (dragagem, tratamento e desaguamento dos resíduos removidos, destinação dos resíduos etc.);
- Capeamento de lagoas industriais com material contaminado;
- Remoção de impermeabilização e recomposição do terreno (importação de material de empréstimo, aterro, compactação, plantação de espécies vegetais etc.);
- Análise e monitoramento do solo e do lençol freático após descomissionamento da lagoa industrial;
- Remediação de solo e lençol freático contaminados;
- Descomissionamento dos sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático.
Operação e manutenção de lagoas industriais
Ainda que sejam uma solução que oferece bom custo-benefício, as lagoas industriais carecem de manutenção e limpeza periódicas, independentemente da função que desempenhem para a indústria. Por isso, podem precisar desde serviços simples, como jateamento da estrutura com água, até alguns mais complexos, como dragagem para desassoreamento. Além disso, o processo de manutenção pode incluir impermeabilização e reforma de estruturas, entre outros procedimentos.
Nesse sentido, a manutenção das lagoas industriais é um processo essencial, sobretudo para a conservação da produtividade, e pode, ainda, evitar passivos ambientais resultantes da contaminação do solo, rios e água subterrânea.
Ao longo de sua história, a Allonda tem provido soluções de engenharia sustentáveis para a manutenção de lagoas industriais. Nossos especialistas são altamente capacitados para prestar estes serviços, como:
- Operação de sistemas de lagoas, por meio do fornecimento de mão-de-obra e consultoria especializadas, produtos químicos, equipamentos e supervisão;
- Operação de sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático das lagoas industriais;
- Manutenção e troca de equipamentos (bombas, sistemas de aeração, válvulas, comportas, instrumentação etc.);
- Manutenção e troca de impermeabilização (compactação de argila, instalação de geomembrana e geotêxtil, concreto impermeabilizado etc.)
- Desassoreamento e remoção de resíduos (dragagem, tratamento e desaguamento dos resíduos removidos, destinação dos resíduos etc.)
- Manutenções estruturais com obras civis e de terraplenagem;
- Reforma e recomposição de lagoas;
- Remediação do solo e lençol freático contaminados por lagoas.
Construção e implantação de lagoa industrial
A Allonda possui vasta experiência em obras de terraplanagem em geral, em especial em projetos e obras para construção e implantação de lagoas industriais. Nosso time multidisciplinar é formado por especialistas altamente capacitados, com experiência em:
- Dimensionamento e projeto de engenharia;
- Obras de terraplanagem (escavação, corte, aterro, compactação etc.);
- Serviços de impermeabilização (compactação de argila, instalação de geomembrana e geotêxtil, concreto impermeabilizado etc.);
- Instalação de sistemas hidráulicos (tubulações, canais, válvulas, comportas etc.)
- Instalação de sistemas mecânicos (bombas, aeradores superficiais e submersíveis, aeração por ar difuso, misturadores etc.)
- Monitoramento (controladores de nível, oxigênio dissolvido, pH, condutividade, parâmetros de qualidade de água em geral etc.)
- Automação e controle (válvulas e comportas automáticas, bombeamento automático, dosagens automáticas etc.)
- Instalação de sistemas de análise e monitoramento do solo e do lençol freático.