Lagos e rios assoreados podem impactar as áreas do entorno e causar enormes transtornos para a população, como alagamentos. Por isso soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos – como lodo, areia e efluentes – são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.
Para prevenir este tipo de problema, mais do que desassorear rios e lagos em momentos de emergência, é necessário executar também a dragagem de manutenção com certa periodicidade. A Allonda executa soluções de desassoreamento de lagos e rios, com vasto conhecimento das variáveis de projetos de assoreamento e seus impactos sociais e ambientais.
Quer saber mais? Fale conosco!
Soluções para assoreamento de rios e lagos
A dragagem, seguida do tratamento e da disposição adequada dos sedimentos, é uma das soluções ambientais mais viáveis para resolver problemas de assoreamento de rios e lagos. São projetos que oferecem bom custo-benefício e cuja duração varia em decorrência da extensão do corpo hídrico, do objetivo do desassoreamento e de algumas variáveis ambientais.
Os projetos de engenharia de dragagem da Allonda envolvem as seguintes etapas:
- Determinação do volume de material a ser dragado;
- Levantamentos hidrográficos;
- Sondagens geotécnicas;
- Testes de laboratório;
- Estudos de campo para caracterização do lodo;
- Dimensionamento dos equipamentos (especialmente dragas) a serem utilizados;
- Método de tratamento dos sedimentos dragados;
- Disposição adequada dos resíduos.
Causas do assoreamento de rios e lagos
O assoreamento se define quando o corpo hídrico tem acúmulo de sedimentos no solo, que normalmente são trazidos pelas chuvas ou pelo vento. As causas são inúmeras, mas esta deposição é comum devido aos processos erosivos, navegações ou até mesmo pelo despejo de resíduos industriais ou de esgoto.
O desassoreamento é, portanto, uma solução ambiental que retira estes sedimentos depositados com o passar do tempo – que podem ser, inclusive, areia e terra – do fundo de lagos e rios.