Remediação e Compensação Ambiental

A Allonda é referência em soluções customizadas para diferentes indústrias e segmentos de infraestrutura. Entre mais de 500 projetos executados, destacam-se projetos de remediação ambiental de áreas com alto grau de contaminação que se tornaram cases de sucesso. Já executamos remoção de embarcação naufragada (casco soçobrado) e atuamos nos dois principais desastres ambientais no segmento de mineração na história do país, entre outros.

Nossa equipe de especialistas da Allonda tem capacidade técnica e sólida experiência em diferentes áreas da engenharia, como civil, químico, ambiental, mecânicos. Contamos, ainda, com geólogos e oceanógrafos, que formam um time multidisciplinar capaz de garantir uma análise 360° dos problemas apresentados pelos clientes.

Nosso processo envolve a elaboração do projeto de engenharia, a construção e o gerenciamento de diferentes demandas ambientais. Atuamos também em reflorestamento, plano de manejo, recuperação de nascentes, matas ciliares e de áreas degradadas. Temos, inclusive, um Viveiro Florestal próprio para auxiliar em determinadas demandas.

Conheça nossas soluções em Remediação e Compensação.

Mercados de atuação

Remediação e Compensação Ambiental

Solicite um orçamento

Preencha um formulário rápido e receba o contato de nossos consultores.

Compensação Ambiental

Em obras de grande porte, a compensação ambiental é um mecanismo utilizado para reduzir os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação do empreendimento. Ela também pode ser necessária em localidades que passam por forte atuação extrativista e serão descomissionadas ou para reduzir impactos negativos de atividades industriais.

Normalmente, os responsáveis assinam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que é um compromisso público onde constam, entre outros termos, as compensações ambientais necessárias para aquela obra. O descumprimento do que foi combinado pode resultar em multas ambientais e impedir a liberação das licenças de implantação, instalação e operação. Por isso, ter um projeto de compensação ambiental é fundamental.

Os projetos de compensação ambiental da Allonda são únicos e customizados para cada caso e podem ser implementados em caráter emergencial ou preventivo. Nossa estrutura e expertise nos permite planejar, desenvolver e entregar projetos completos do início ao fim, graças a um time multidisciplinar altamente qualificado. Temos total domínio da legislação ambiental, em especial dos aspectos da Lei de Compensação Ambiental, garantindo, assim, amparo técnico e legal aos nossos clientes.

O projeto de compensação

O ponto inicial é a avaliação ampla e completa dos impactos significativos. A partir daí, é possível indicar as medidas mitigadoras correspondentes. Essa avaliação se dá por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que, junto com sua conclusão, é apresentado no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Conheça os itens que compõem o projeto:

  • Avaliação sobre as características do impacto poluidor
  • Cálculo especializado para mensurar a compensação ambiental
  • Mensuração dos potenciais créditos de carbono
  • Análise sobre a área de compensação
  • Plano para execução do plantio (dimensionamento de mão-de-obra, equipamentos e insumos) ou compensação financeira
  • Mensuração do tempo de execução
  • Investimento necessário

Estudos de caso

Conheça alguns projetos relacionados.

Indústria Leve

Estudo para reflorestamento

    Abrir bate-papo
    Olá!
    Como podemos ajudá-lo?