Tratamento de resíduos industriais perigosos

O tratamento de resíduos industriais perigosos é um ponto crucial quando se fala em sustentabilidade na indústria. Esse tipo de material oferece sérios riscos à saúde pública e requer atenção especial para tratamento e eventual descarte, em uma operação segura com impactos ambientais mínimos. Com seu time multidisciplinar especializado em engenharia sustentável, a Allonda fornece esta solução para clientes de diversos portes e segmentos de atuação.

Os resíduos perigosos, ou de Classe 1, podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos, entre outras características, sejam sólidos ou líquidos. Por isso, os procedimentos de coleta, tratamento, transporte e descarte precisam ser feitos por uma equipe especializada munida dos equipamentos adequados. Entre os materiais que requerem este tipo de solução estão produtos químicos e radioativos em geral, comuns a algumas atividades industriais. Devem ser armazenados separadamente dos demais resíduos, e o transporte deve ser feito em veículos especiais, exclusivos para esta finalidade.

O tratamento deste tipo de material pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com o tipo de material destinado. Confira as opções abaixo:

  • Processos térmicos, como incineração, decomposição a altas temperaturas sem oxigênio e desintegração, em que a matéria é transformada em gás;
  • Coprocessamento, em que os resíduos sólidos passam por uma blendagem e se transformam em um mix de materiais com potencial de reaproveitamento;
  • Remediação ambiental, em que o conjunto adequado de medidas tratativas é aplicado diretamente no solo em áreas já contaminadas.

A Allonda conta com estrutura e expertise para realizar estes procedimentos com qualidade e eficiência.

Além de garantir a segurança da empresa, da sociedade e do meio ambiente, o tratamento de resíduos industriais perigosos também assegura o cumprimento das leis e normas que regulam este tipo de procedimento.