Tratamento e reciclagem em aterro próprio

A Allonda conta com expertise para instalar estrutura própria de aterro para tratamento e reciclagem de resíduos industriais, em conformidade com a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos. Esta solução se destina tanto a resíduos perigosos (Classe 1) quanto não perigosos (Classe 2).

O time multidisciplinar da companhia, composto por profissionais de diversas áreas focados na engenharia ambiental, é capacitado para estudar as necessidades de cada empresa, desenvolver e implementar projetos customizados de aterros industriais seguros, que atendem a todos os requerimentos legais de impermeabilização do solo, drenagem de água pluvial, pré-tratamento e tratamento de efluentes, além do monitoramento contínuo dos processos e das condições do local. Desta forma, a Allonda se compromete com a máxima preservação do meio ambiente, sem contaminação dos lençóis freáticos e do solo.

Para isso, a solução oferecida pela Allonda conta com duas camadas de impermeabilização do solo, construídas para proporcionar alta resistência às reações químicas e aos impactos climáticos, feitas de manta sintética e argila. A estrutura construída é preparada para suportar os processos de pré-tratamento e tratamento dos resíduos e dos gases liberados, além de armazenamento e manutenção.

Os resíduos industriais com potencial para reciclagem também podem ser processados no aterro implementado pela Allonda, que realiza a separação, classificação e descaracterização dos rejeitos em sua estrutura própria, transformando-os em matérias-primas reaproveitáveis seguindo os preceitos da economia circular. A reciclagem destes materiais pode ser feita por meio de tratamento físico-químico, biológico ou compostagem orgânica.

Tanto a implementação do aterro quanto os procedimentos aplicados pela Allonda para tratamento e reciclagem de resíduos industriais são realizados com autorização dos órgãos ambientais e sanitários, estão em conformidade com as leis e normas que regulam este tipo de atividade, e adequados para garantir segurança total e impactos controlados e reduzidos no meio ambiente.